Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades

Autores

  • Silvana Matos Uhmann Instituto de Educação de Angra dos Reis (Iear) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8256

Palavras-chave:

Alunos com deficiência. Inclusão. Acesso e permanência.

Resumo

O processo de inclusão de alunos com deficiência está previsto legalmente. No entanto, há ainda a preocupação com a permanência desses alunos nas escolas regulares. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o processo de inclusão de alunos com deficiência diante de uma situação real, a fim de pensar seus desafios e possibilidades, a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo na escola regular a permanência dos alunos com deficiência? Buscou-se aproximações com uma escola da rede pública do interior do estado do Rio Grande do Sul a fim de observar, refletir e dialogar com os sujeitos escolares sobre a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados desta pesquisa apontam limites e possibilidades, bem como alertam para a necessidade de um trabalho coletivo para a superação das dificuldades e maximização das possibilidades na materialização da proposta de inclusão.

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Biografia do Autor

Silvana Matos Uhmann, Instituto de Educação de Angra dos Reis (Iear) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora de Libras e Educação Inclusiva do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Iear, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda e mestre em Educação nas Ciências, área Educação Especial, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Possui Pós-Graduação em docência em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, pela Unintese. É graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência como professora de Atendimento Educacional Especializado de alunos com deficiência e atua principalmente nos seguintes temas: Libras e Educação de Surdos, Educação Especial e Inclusiva, Diferença, Formação de professores na perspectiva da inclusão.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Uhmann, S. M. (2018). Acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular: alguns desafios e possibilidades. Horizontes - Revista De Educação, 6(12), 19–32. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8256

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo