A educação especial nas leis de diretrizes e bases da educação brasileira: uma transformação em direção à inclusão educacional
Palavras-chave:
Educação especial. Inclusão. Lei.Resumo
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi elaborada com a finalidade de definir a estrutura e o funcionamento da educação no Brasil. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar a transformação na forma como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Brasil desenvolveram determinações relacionadas à educação da pessoa com deficiência. Para isso, foi desenvolvida revisão bibliográfica exploratória em torno dos eixos de Educação, Educação Inclusiva e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Como conclusão, foi notada a ocorrência de uma transformação do conceito de educação especial, o qual passou de uma educação desenvolvida dentro de instituições especiais para uma que ocorre preferencialmente em escolas regulares. Observou-se também que conflitos tem permeado esse novo conceito, contudo com avanços referentes ao atendimento a essa população.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).