GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-GEPETIC E A INSERÇÃO DAS PESQUISAS SOBRE ECOLOGIA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS

Authors

Keywords:

GEPETIC, Ações afirmativas, Pesquisas em educação

Abstract

O GEPETIC tem se dedicado, nos últimos dez anos, à pesquisa interdisciplinar, relacionando as temáticas Educação, Tecnologias e Inclusão e Ações Afirmativas. Por suas inúmeras pesquisas, vem se consolidando como referência na área, no estado de Mato Grosso do Sul. Desta forma, por meio de uma pesquisa quali-quantitativa e documental, o estudo objetivou realizar um levantamento das pesquisas empreendidas pelo grupo e apontar a inserção de novos estudos sobre a Ecologia das Ações Afirmativas. Ao final é possível concluir que, os estudos sobre Ações Afirmativas têm evidenciado a falta de efetividade de algumas dessas Políticas e, que essas têm se limitado a alguns espaços sociais, tornando evidente a importância de pesquisas que busquem ampliar essas discussões e propor ferramentas para combater tais desigualdades.

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Author Biographies

Edicleia Lima de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados.  Bolsista pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). E-mail: edicleia.oli@gmail.com

Reinaldo dos Santos, UFGD

Professor Associado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação-UFGD. E-mail: reinaldosantos@ufgd.edu.br. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) CNPq.  

Jaqueline Machado Vieira, UFGD

Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialização em Educação Especial (FITEC), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente está cursando Pós-doutorado em Educação (FAED/UFGD). Foi Professora da Rede Municipal de Ensino de Dourados MS(2023). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e TICs (GEPETIC), Membra do Laboratório de Educação e Tecnologias da informação e Comunicação (LETIC). Associada pela Associação Brasileira de Pesquisadores (AS) Negros (AS)-(ABPN) .Membra desde 2019 da Comissão de Heteroidentificação da UFGD. Membra do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB) da UFGD. Tem experiência na área do Ensino de Geografia e Tecnologias Educacionais com ênfase em geografia para pessoas com deficiência visual. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias da informação e comunicação; tecnologia assistiva em audiodescrição, deficiência visual, educação inclusiva escolar e social, educação especial, cartografia social, representação cartográfica, materiais didáticos, acessibilidade, formação de professores, ensino e didática, geografias inclusivas, geografias negras, relações étnico- raciais /tecnológicas e diversidades.

Angelita da Cruz Espínola, UFGD

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Bolsista pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). E-mail: angelitamestrado@gmail.com.

References

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Published

2025-09-07

How to Cite

Oliveira, E. L. de, Santos, R. dos, Vieira, J. M., & Espínola, A. da C. (2025). GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-GEPETIC E A INSERÇÃO DAS PESQUISAS SOBRE ECOLOGIA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS . Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p. 109 –121. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20615

Issue

Section

ARTIGOS