BULLYING ESCOLAR

BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E INSTITUCIONAIS DE ENFRENTAMENTO (2015–2023)

Autores/as

Palabras clave:

Estado do Conhecimento, Bullying escolar, Ações educativas

Resumen

Este trabalho objetiva conhecer as produções acadêmicas na área da educação sobre propostas de enfrentamento ao bullying escolar, sob a metodologia do Estado do Conhecimento, por meio do balanço da produção científica do período 2015–2023. Para nortear a pesquisa foram observadas as seguintes questões: o que tem sido produzido academicamente sobre o enfrentamento ao bullying? Qual a abrangência de atuação institucional das produções realizadas? Ao tentar respondê-las, verifica-se que o balanço das produções acadêmicas é necessário para perceber o que tem sido identificado e as experiências com relação a esta problemática; e que estratégias de combate ao bullying são essenciais para evidenciar estratégias e abordagens adotadas pelas instituições educacionais como proposta de enfrentamento ao bullying. Como resultados, aponta-se que um currículo escolar bem estruturado e inclusivo pode desempenhar um papel importante no combate ao bullying nas instituições escolares.

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Biografía del autor/a

Vanessa Costa Gonçalves, UFGD

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Financiamento CAPES. Email: vanessacgs76@gmail.com

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Publicado

2025-09-07

Cómo citar

Gonçalves, V. C. (2025). BULLYING ESCOLAR: BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E INSTITUCIONAIS DE ENFRENTAMENTO (2015–2023). Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p. 239–258. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20629

Número

Sección

ARTIGOS