CONSULTORIA COLABORATIVA ESCOLAR

POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E INCLUSÃO ESCOLAR

Autores/as

Palabras clave:

Educação Especial, Inclusão escolar, Psicologia escolar.

Resumen

A promoção de habilidades sociais é um meio para desenvolver competências sociais, acadêmicas e contribuir com o processo de inclusão escolar. Neste estudo, o objetivo é avaliar as contribuições da Consultoria Colaborativa Escolar (CCE) ofertada pelo psicólogo na formação de professores sobre o tema habilidades sociais. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, com a participação de oito professoras que atuavam em salas nas quais estavam matriculados estudantes com deficiências. O instrumento utilizado foi o Questionário de Relações Interpessoais, aplicado antes e após a implementação da CCE. Os resultados indicaram que a CCE favoreceu a consolidação do conhecimento sobre a importância da promoção de habilidades sociais na escola e a ampliação do repertório de estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula. Conclui-se que a CCE pode ser um meio promissor e eficaz para atuação do psicólogo escolar.

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Biografía del autor/a

Mary Cristina Olimpio Pinheiro, UFGD

Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu-UFGD). E-mail: mary.c.pinheiro@hotmail.com Apoio financeiro CAPES.

Aline Maira da Silva, UFGD

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu-UFGD). E-mail: alinesilva@ufgd.edu.br.

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Publicado

2025-09-07

Cómo citar

Pinheiro, M. C. O., & Silva, A. M. da. (2025). CONSULTORIA COLABORATIVA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E INCLUSÃO ESCOLAR. Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p.150–167. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20624

Número

Sección

ARTIGOS