BULLYING ESCOLAR
BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E INSTITUCIONAIS DE ENFRENTAMENTO (2015–2023)
Palavras-chave:
Estado do Conhecimento, Bullying escolar, Ações educativasResumo
Este trabalho objetiva conhecer as produções acadêmicas na área da educação sobre propostas de enfrentamento ao bullying escolar, sob a metodologia do Estado do Conhecimento, por meio do balanço da produção científica do período 2015–2023. Para nortear a pesquisa foram observadas as seguintes questões: o que tem sido produzido academicamente sobre o enfrentamento ao bullying? Qual a abrangência de atuação institucional das produções realizadas? Ao tentar respondê-las, verifica-se que o balanço das produções acadêmicas é necessário para perceber o que tem sido identificado e as experiências com relação a esta problemática; e que estratégias de combate ao bullying são essenciais para evidenciar estratégias e abordagens adotadas pelas instituições educacionais como proposta de enfrentamento ao bullying. Como resultados, aponta-se que um currículo escolar bem estruturado e inclusivo pode desempenhar um papel importante no combate ao bullying nas instituições escolares.
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