Os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores no contexto fronteiriço de Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16607Palavras-chave:
Alfabetização, Educação de Fronteira, DesafiosResumo
Esta pesquisa trata dos desafios na prática pedagógica docente da alfabetização no contexto de fronteira entre Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai, envolvendo alunos paraguaios que estudam nas escolas brasileiras. Buscou-se responder ao seguinte questionamento: Quais são os desafios que os professores alfabetizadores enfrentam no contexto de fronteira? Existem políticas públicas e formação voltada para a área de fronteira? A metodologia utilizada para a realização do trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica e documental. O artigo foi divido em três seções, a primeira seção trata sobre o conceito de fronteira e o processo de alfabetização, a segunda seção trata sobre a realidade das cidades gêmeas lócus da pesquisa e a terceira seção trata sobre os desafios no processo de alfabetização na região de fronteira.
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