Reflexões sobre a história da educação profissional no Brasil: educação profissional integrada ao ensino médio
Palavras-chave:
Educação Profissional Integrada. Ensino Médio. Dualidade estrutural.Resumo
A Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio por meio de suas políticas teria como objetivo criar mecanismos de superação da dualidade estrutural minimizando a dicotomia entre ensino profissionalizante e propedêutico, entendendo que essa educação deve transcender ao mais alto grau das possibilidades de atuação, tanto da escola como do docente. Este artigo objetiva uma primeira compreensão sobre o modo de organização da Sociedade Capitalista e suas implicações para a educação pública brasileira, estuda também os aspectos históricos da educação profissional no Brasil, estabelecendo uma análise das Políticas Educacionais, de ontem e hoje, no que se refere aos aspectos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio como forma de superação da dualidade estrutural, pois devemos considerar os avanços e, principalmente, os retrocessos relacionados à educação.Downloads
Referências
BRASIL. Decreto Nº 7.566, de 23 de Setembro de 1909.
______. Decreto Nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942.
______. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, 18 de setembro de 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao46.htm Acesso em 25 abr. 2012.
______. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm acesso em 08 mai. 2012.
GAZETA DO POVO. IBGE: renda dos ricos supera a dos pobres em 39 vezes. Disponível em http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1192639 acesso em 07 mai. 2012, 15h37min.
______. Brasil precisa de reformas para superar pobreza extrema. Disponível em http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1250059&tit=Brasil-precisa-de-reformas-para-superar-pobreza-extrema acesso em 07 mai. 2012, 15h43min.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (orgs.). Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC, SEMTEC, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
KUENZER, Acácia Zeneida. As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações. Educar, Curitiba, Especial, p. 43-69, 2003. Editora UFPR.
______. Ensino de 2º grau: o trabalho como principio educativo. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Ensino Médio e profissional: as políticas do estado neoliberal. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – especial p. 1153-1178, out. 2007.
______. O Ensino Médio no Plano Nacional de Educação 2011-2020: Superando a década perdida? Revista Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, jul.-set. 2010.
______. O Ensino Médio agora é para a vida: Entre o pretendido, o dito e o feito. Educação e Sociedade, ano XXI, n°70, abril 2000.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 39 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
______. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. 6 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed.
rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios da Administração Científica. Tradução de Arlindo Vieira Ramos. 8 ed. São Paulo: Atlas, 1990.