Diálogos intersemióticos: pintura, dança e audiodescrição voltados ao atendimento do público surdocego
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13029Palavras-chave:
Pintura. Dança. AudiodescriçãoResumo
A Moça de Di é uma performance de dança mediada com audiodescrição. Ela faz parte de uma parceria com a exposição “Sentir prá Ver”. O convite veio através da professora e curadora Amanda Tojal. Foi selecionada a pintura Sem título, de Di Cavalcanti (Rio de Janeiro, 1897-1976), que faz parte de uma das 14 reproduções fotográficas de obras pertencentes à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Essa exposição inclui recursos de acessibilidade, entre eles, a audiodescrição mediadora das pinturas, estimulando a exploração e interpretação das obras selecionadas. A performance representando a pintura será mais uma forma de traduzir uma obra de arte por meio da experiência concreta, corporeificando a palavra para o público. Convidamos para essa apresentação uma instituição que atende surdocegos e pessoas com múltiplas deficiências sensoriais da cidade de São Paulo. Foram selecionadas duas surdocegas adultas para participar da pesquisa. Com base nos dados coletados por meio de fotografia e vídeo, foi realizado um estudo de caso. Para a análise dos dados utilizou-se as ferramentas de audiodescrição de dança relatadas por Snyder, fundamentadas no Laban Movement Analysis. Pretendemos demonstrar como a audiodescrição da dança e a vivência da corporeificação da obra pelo surdocego irá somar à compreensão da pintura, colaborando para a fruição da arte.
Downloads
Referências
AMARANTE, P.; LIMA, R. (coord.) Nada sobre nós sem nós. Rio de Janeiro: Laps, 2009. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/documents/10913/43697/nada-sobre-nos-sem-nos.pdf/1546353f-7bc7-4ac4-81e9-301b646c14e8. Acesso em: 30 ago. 2015.
BOVE, M.; RIGGIO, M. La comunicación pre-linguistica com enfasis en descapacidad severa. Resumenes de la XI Conferência Internacional para a Educação dos Surdocegos, IADB, Córdoba, Argentina, 1996.
FERREIRA, A. Intérprete-criador na dança contemporânea: um corpo polissêmico e co-autor. Anais do II Congresso de Pesquisa em Dança – ANDA, jul. 2012. Anais eletrônicos... Disponível em: http://www.portalanda.org.br/anaisarquivos/6-2012-3.pdf. Acesso em: 12 out. 2015.
FORCHETTI, D. DiDanDa: dança experimental. In: III Fórum Virtual Ibero Latino Americano sobre Surdocegueira e Múltipla Deficiência Sensorial, UFAL, 2015,
Alagoas. Anais eletrônicos... Alagoas: UFAL 2015. Disponível em: http://grupobrasilsurdocegueira.org/mod/folder/view.php?id=75. Acesso em: 28 abr. 2015.
FORCHETTI, D. A história de Iago: o menino guerreiro no mundo da comunicação alternativa. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação). PUC/SP, São Paulo, 2000.
FORCHETTI, D. Dança e inclusão: uma proposta em arte-educação, 2013. Disponível em: http://spcd.com.br/downloads/seminario_publicacoes/DANCA_E_INCLUSAO_uma_proposta_de_projeto_em_arte-educacao_DanielaForchetti_OK.pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
FORCHETTI, D. Projeto Arteiros: uma proposta de dança inclusiva. São Paulo: USP, 2007. I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência – SEDPcD/Diversitas/USP Legal – São Paulo, junho/2013. Anais... Disponível em: http://www.memorialdainclusao.sp. gov.br/br/ebook/Textos/Daniella_Forchetti.pdf. Acesso em: 10 set. 2015.
FORCHETTI, D. Vencendo as barreiras da comunicação. Um retrato da comunicação alternativa no Brasil, Vol. II, Programa de Pós-Graduação em Educação, p. 148-152, UERJ, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FUX, M. Depois da queda...dançaterapia. São Paulo: Summus, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LABAN, R. Dança educativa moderna. Tradução e ampliação Lisa Ullmann. São Paulo: Ícone, 1990.
MOTTA, L.M.V. Audiodescrição: recurso de acessibilidade para a inclusão cultural das pessoas com deficiência visual. 2013. Disponível em: http://vercompalavras.com.br/pdf/artigo-audiodescricao-recurso-de-acessibilidade. Pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
MOTTA, L.M.V.; ROMEU FILHO, P. (Orgs.) Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.
NEVES, R.M.S. Dança é para todos. Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.
OLIVEIRA, A.C.S. Por uma poética da audiodescrição em dança: uma proposta para a cena da obra Pequetitas coisas entre nós mesmos. Dissertação (Mestrado em Dança). Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança, Salvador, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/12421/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Ana%20Clara.pdf. Acesso em: 30 abr. 2015.
REIN, J. A Audiodescrição entra na dança. Revista Brasileira de Tradução Visual. Vol. 8, n. 8, 2011. Disponível em: http://www.rbtv.associadosdainclusao.com.br/index.php/ principal/ article/ view Article/109. Acesso em: 30 abr. 2015.
RENGEL, L. Dicionário Laban. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2005.
VAN DJCK, J. Movimento e comunicação com crianças rubeólicas. Tradução: Dalva Rosa. Conferência pronunciada na Reunião Geral Anual - ONCE, Espanha, maio, 1968.
SNYDER, J. Audio description: a path to literacy for all. Disponível em: https://www.kennedy-center.org/education/vsa/resources/SnyderJoelAD-Apathto Literacy. Pdf. Acesso em: 30 ago. 2015.
TOJAL, A.P. da F. Museu de arte e público especial. Dissertação (Mestrado em Arte). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo,1999. Cap. I.