Gabriel quer ser astrônomo

Autores

  • Lívia Maria Villela de Mello Motta Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13033

Palavras-chave:

Audiodescrição na Escola. Audiodescrição no Material Didático de Ciências. Atividades de Mediação.

Resumo

O artigo objetiva apresentar e discutir o uso da audiodescrição e a necessidade de adaptação de atividades no livro didático de Ciências como também o uso de materiais táteis nesta disciplina, para ampliação do conhecimento e participação em igualdade de condições. Como ponto de partida e inspiração, relato a visita de Gabriel Ferreira, um garoto cego de 11 anos, que quer ser astrônomo, ao Planetário de Santo André, na Escola Parque do Conhecimento Sabina. Destaco também a importância e o papel da audiodescrição e das atividades de mediação na sala de aula como potentes instrumentos para ampliação do conhecimento e participação mais plena de todos os alunos.

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Referências

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Publicado

2020-11-22

Como Citar

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Gabriel quer ser astrônomo. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 28, p. 150–159, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i28.13033. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/13033. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Audiodescrição, Educação e Inclusão”