Discursos sobre a reforma trabalhista em livros didáticos do Novo Ensino Médio

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v14i00.18640

Mots-clés :

Discurso, Livro Didático, Reforma Trabalhista, Novo Ensino Médio

Résumé

Esta pesquisa irrompe no cenário reformista que marca o Brasil durante o governo de Michel Temer, de modo específico, o objetivo deste estudo é analisar discursos sobre a Reforma Trabalhista implementada pela Lei n. º 13.467 de 2017. As postulações reformistas promovem drásticas mudanças no cenário laboral através de uma flexibilização total das relações de trabalho. Para tanto, analisamos, a partir do arcabouço foucaultiano, dizeres presentes nos livros didáticos que tratam do tema trabalho e compõem a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edição de 2021, em conformidade com a Reforma do Novo Ensino Médio (Lei n.º 13.415/2017) e com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio de 2018. A metodologia segue um viés descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. A análise de trechos extraídos de cinco livros didáticos possibilita problematizar como a reforma trabalhista é discursivamente apresentada para atender às demandas neoliberais. Isso implica na pressuposição de trabalhadores flexíveis, capazes de desenvolver competências e habilidades que os adaptem a um ambiente de trabalho caracterizado pela insegurança, desregulamentação e vulnerabilidade. Essas condições se estendem às bases educacionais, moldando-as para operar dentro de uma lógica governamental neoliberal que orienta o comportamento do sujeito.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Élida Karla Alves de Brito, Escola Estadual Rafael Godeiro

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Références

ANTUNES, R. O privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2. ed. São Paulo, Boitempo, 2020.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia Digital do PNLD 2021. Projeto de vida. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_proj_int_vida/componente-curricular/pnld2021-didatico-projeto-de-vida. Acesso em: 20 set. 2022.

CASTRO, E. Introdução a Foucault. Tradução: Beatriz de Almeida Magalhães. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2015.

CATELLI JÚNIOR, R.; LA SALVIA, A.; SERAFIN, A. P. G.; ESCOURA, M.; SILVA, P. T.; ROCHA, R. Módulos para o Novo Ensino Médio: Ética, política e trabalho. São Paulo: AJS, 2020.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Tradução: Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004b.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: Curso dado no College de France (1978-1979). Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso dado no Còllege de France (1977-1978). Tradução:Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros: Curso no Collège de France (1982-1983). Tradução de: Eduardo Brandão. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2010.

G1. Ministro da Educação defende que universidade seja 'para poucos'. [S. l.], 10 ago. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/10/ministro-da-educacao-defende-que-universidade-seja-para-poucos.ghtml. Acesso em: 10 mar. 2024.

GOMES, S.; MARPICA, N. S.; MANFRINATI, P.; SILVA, S. M. Conexão Mundo: Trabalho e sociedade. São Paulo: Editora do Brasil, 2020.

HAN, B.-C. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução: Maurício Liesen. Preparação: Ligia Azevedo. Revisão: Ana Martini e Fernanda Alvares. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Âyiné. 2018.

KARNAL, L.; FERNANDES, L. E. O.; BACKX, I.; VIEIRA, F. P. G.; ABREU, M.; MARTINI, A.; DEL GAUDIO, E. F. R. S.; COSTA, C. Identidade em ação: trabalho e tecnologia. São Paulo: Moderna, 2020.

MACHADO, R. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.

MARINHO, C. Novas relações de poder e novas resistências: corpos em aliança como resistência à precariedade neoliberal. In: Martins, A. C. A.; e Veras, E. F. (org.). Corpos em aliança: diálogos interdisciplinares sobre gênero, raça e sexualidade. 1. ed. Curitiba, Appris, 2020.

NAVARRO, P. Estudos discursivos foucaultianos: questões de método para análise de discursos, Moara, Belém, v. 1, n. 57, p. 8-33, 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2018.

REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução: Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez e Carlos Piovesani. São Carlos, SP: Claraluz, 2005.

VAINFAS, R; FARIA, S. C; FERREIRA, J. Humanitas: política e mundo do trabalho. São Paulo: Saraiva, 2020.

VICENTINO, C.; CAMPOS, E.; SENE, E. Diálogos: Importância do trabalho. São Paulo: Ática, 2020.

Publiée

2024-07-16

Comment citer

BRITO, Élida Karla Alves de; SILVA, Francisco Vieira da. Discursos sobre a reforma trabalhista em livros didáticos do Novo Ensino Médio. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. 00, p. e024003, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14i00.18640. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/18640. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua