Specialized educational service: from policy guidelines to schooling of students with intellectual disabilities

Authors

  • Flávia Faissal de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Márcia Denise Plestch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Keywords:

Inclusive Education. Specialized Educational Services (AEE). Intellectual disability.

Abstract

In our country, Special Education takes place through the Specialized Educational Services (AEE). However, considering that the current Special Education policy focuses on education of students with intellectual disabilities in regular education, it seems to be a mismatch, when the main focus is a complementary and/or supplementary service to regular education. This proposal cause us indignation, that even though we assume the historical-cultural perspective of human development, in particular the schooling, teaching and learning notions, in which these processes are based on school daily practices. The objective of this paper is to present, from documentary research in dialogue with data from five networks of Baixada Fluminense in Rio de Janeiro, a discussion about the role of AEE in the policy of Special Education and the its role in the education of students with intellectual disabilities. From analysis we observed that the role of the AEE is not clear in the educational process for students with intellectual disabilities. The responsibility largely rests with the disabled individual, to transfer what has been grasped by the AEE into the classroom, despite all the characteristics that mark their inclusion into the teaching-learning process.

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Author Biographies

Flávia Faissal de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação Física junto a Pessoas Portadoras de Deficiência pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (respectivamente: 2001 e 2013). Tem experiência de ensino, presencial e a distância, e de pesquisa na área de Educação e Educação Física, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência, com foco nos seguintes temas: políticas e práticas de educação inclusiva, perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e dos estudos sobre o corpo. Atuou como consultora e assessora junto a órgãos públicos e ao terceiro setor desde 2001, no que concerne a Educação Inclusiva e a garantia dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência. Atualmente realiza estágio pós-doutoral (PNPD/Capes) junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos (PPGEduc)/IM/UFRRJ. É Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/Psicologia Educacional/FE/Unicamp) e do Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar (IM/UFRRJ). No âmbito internacional é representante institucional do RIOinclui- OSCRJ: no Fórum da Sociedade Civil da Conferência dos Estados Partes das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD/UN); e, no Fórum da Parceria Global para o Desenvolvimento da Criança com Deficiência (GPcwd/Unicef): Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva e no de DNT (Doenças não-transmissível), Atividade Física e Esporte.

Márcia Denise Plestch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordena o grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (UFRRJ) e, por meio de convênio interinstitucional entre a UFRRJ e a UERJ, também é líder do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais. Atualmente é editora adjunta da Revista Brasileira de Educação Especial e coordena o Observatório da Educação (CAPES) com projeto de pesquisa em rede na área de deficiência intelectual. Também coordena pesquisas financiadas pela FAPERJ na área de deficiência múltipla. 

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Published

2016-03-24

How to Cite

SOUZA, Flávia Faissal de; PLESTCH, Márcia Denise. Specialized educational service: from policy guidelines to schooling of students with intellectual disabilities. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 137–148, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3769. Acesso em: 18 dec. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 2ª Parte: Práticas pedagógicas e Atendimento Educacional Especializado