O curso de Magistério Rural e a organização curricular na formação do professor leigo primário no município de Dourados-MT (década de 70 do século XX)

Autores

  • Ana Paula Fernandes da Silva Piacentine Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)
  • Alessandra Cristina Furtado

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9459

Palavras-chave:

História da educação. Magistério Rural. Ensino primário. Formação de professores primários rurais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a implantação e o funcionamento do curso de Magistério Rural, instalado no município de Dourados,  na década de 1970. Esse recorte justifica-se por sinalizar o período de criação e vigência do curso. Recorre-se a um referencial teórico voltado para a História, Memória, História da Educação, entre outros. Para desenvolver este trabalho, foram utilizados documentos preservados em Arquivos, Museus e Centros de Documentação e entrevistas com professores e alunos. Esse curso configurou-se com uma cultura escolar específica, que permite compreender as particularidades e as experiências realizadas na formação de professores leigos rurais primários do município de Dourados, no sul de Mato Grosso, na década de 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2005.

AUGUSTO, Maria Helena. Professor Leigo. Disponível em: https://www.gestrado.net.br/pdf/340.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.

ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. 2013. 238 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.

ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. Educação Rural em Perspectiva Histórica. Disponível em: http://pensaraeducacaoemrevista.com.br/edicao-atual/, Ano 4,v. 4, n. 2, p.1-21, Mar-Jul. 2018. Acesso em: 01 de out.2018.

BASTOS, Maria Helena Camara. Prefácio: A educação rural e a formação dos professores. In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (org.). Educação Rural: práticas civilizatórias e institucionalização da formação de professores. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Líber Livro, 2010.

BECK, Kátia Maria Kunntz. Vivências e memórias: a cultura da Escola Rural Mista Municipal Santo Antônio em Tangará da Serra–MT (1965-1983). 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015.

BITTAR, Marisa. Dos campos grandes à capital dos ipês. Campo Grande: Editora Alvorada, 2004.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Por uma História Cultural dos Saberes Pedagógicos. In: Sousa, Cynthia Pereira de. et al. Práticas Educativas, Culturas Escolares, Profissão Docente. São Paulo: Escrituras, 1998, p.31-40.

CASTRO, Thalita Pavani Vargas de. Do direito à da infância rural no município de Cuiabá–MT (1937 – 1945): Dos quintais aos bancos escolares. 151 f. :il. color. :30 cm. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.

CAVALCANTE, Aline Do Nascimento. Imprensa e Educação: O Ensino Primário Rural Nas Páginas De Jornais Do Município De Dourados –Mt (1948-1974). 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS, 2016.

CHARTIER, Roger. A História Cultural. Lisboa: Difel, 1990.

EBENRITTER, Ana Lucia Borges Pereira. Da escola na casa à Escola Municipal Fazenda Miya do Distrito do Guassú – MT (1965 – 1977). 124f. il: 30 cm. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados – MS, 2018.

FEDATTO, Nilce Aparecida da Silva.; RODRIGUES, Almerinda Maria dos Reis Vieira. Os caminhos da escola nova no Estado de MT nas primeiras décadas do século XX: notas sobre a escola normal e o ideário escolanovista. Educação e Fronteiras, v. 1, p. 101-118, 2007.

FERREIRA, Márcia dos Santos. O Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá e a profissionalização docente em Mato Grosso. Revista de Educação Pública. Cuiabá: UFMT, v.19. n. 30, p.145-161, jan./abr., 2010.

FREITAS, Marcos Cezar de.; BICCAS, Maurilane de Souza. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2001.

IRALA, Clóvis. Educação Rural Em Dourados: A Escola Geraldino Neves Correa (1942-1982). 117 f. (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.

YOUNG, Michael. O Currículo do Futuro da “Nova Sociologia da Educação” a uma Teoria Crítica do Aprendizado. Campina: Papirus, 2000.

MANCINI, Ana Paula; OLIVEIRA, Magda Sarat; SILVA, Paula Nudimila de Oliveira: História e Memória: normalistas do Instituto Educacional de Dourados 1940-1979. Educação e Fronteiras, Dourados: UFGD, v. 1, n. 1, p. 119-132, jan./jul. 2007.

MARCILIO, Humberto. História do ensino em Mato Grosso. Cuiabá: Secretaria de Educação, Cultura e Saúde, 1963.

PAES, Ademilson Batista. A escola primária rural em Mato Grosso no período republicano (1889 – 1942). 268 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara, 2011.

PIACENTINE, Ana Paula Fernandes da Silva. História da formação para professores leigos rurais: O curso de Magistério Rural em Dourados, na década de 1970. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS, 2012.

PINHO, Péricles Madureira de. INEP: Súmula das atividades desenvolvidas em 1963. Boletim Informativo CBPE. n. 79, p. 1-9, fev./1964.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.

RODRIGUES, José Ribamar Tôrres. Magistério Leigo Rural do Piauí: Concepções e Práticas. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 1985.

RODRIGUEZ, Margarita V.; OLIVEIRA, Regina T. Cestari. Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1796-2006). FERRO, Olga Maria dos Reis (Org.) História, historiografia, instituições escolares e fontes. Campo Grande: UFMS, 2009.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. Petrópolis:Vozes, 1986.

ROSA, Maria da Glória Sá. Memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1990.

SILVA, Luciana Vicência do Carmo de Assis e. Na cadência das águas, no ritmo da política: a escola pública rural no município de Poconé-MT (1930-1945). 198 f. :il. color. :30 cm. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018a.

SILVA, Silvana Maria da. Memórias da escola rural: Representações da cultura escolar da Escola Rural Mista de Bom Sucesso na memória de ex alunos e uma ex-professora (1937–1952). 2018. 88 f. :il. color. :30 cm. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018b.

SILVA, Marineide de Oliveira da. escola rural: trilhar caminhos e transpor barreiras na educação (1927-1945). 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n.14, p.61-88, mai./jun./ago.,2000.

WEREBE, Maria José Garcia. Grandezas e misérias do ensino brasileiro. São Paulo. Difusão Européia do Livro, 1963.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

PIACENTINE, Ana Paula Fernandes da Silva; FURTADO, Alessandra Cristina. O curso de Magistério Rural e a organização curricular na formação do professor leigo primário no município de Dourados-MT (década de 70 do século XX). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 23, p. 210–227, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i23.9459. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9459. Acesso em: 18 nov. 2024.