Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI

Um projeto a ser discutido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Formação de professores, Prática educativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo debater a importância do conhecimento sobre o Projeto Político Pedagógico na formação de professores no século XXI. Utiliza-se a metodologia qualitativa-etnográfica. Os dados empíricos foram coletados em uma turma do oitavo período do curso de Pedagogia de uma faculdade particular no Noroeste de Minas Gerais, durante as aulas da disciplina de Projetos Políticos Pedagógicos, ministradas pela professora responsável. Participaram deste estudo 33 alunos voluntários, identificados de 01 a 33. Eles realizaram leituras, participaram de debates e escreveram uma dissertação em resposta à pergunta: Qual é o meu projeto político pedagógico para ser um professor no século XXI? Foi explicado que suas respostas seriam utilizadas na elaboração deste trabalho, e eles concordaram prontamente em ceder seus textos. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados indicam uma boa assimilação dos conceitos discutidos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia da Silva Gonçalves, Universidade de Évora

Pesquisadora Integrante (CIDEHUS-UE). Pós-doutorado em Educação (PUC-GO).

Edney Gomes Raminho, Universidade Católica de Brasília

Doutoranda em Educação.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Associada II. Pós-Doutorado em Educação (FE/USP).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOFF, L. O cuidado necessário: Na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. A reprodução. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

DEMO, P. Aprender com suporte digital- Atividades autorais digitais. Humanidades & Tecnologia (FINOM), v. 25, p. 10-94, jul./set. 2020. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1284. Acesso em: 04 nov. 2022.

DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FEIXA, C.; LECCARDI, C. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. Revista Sociedade e Estado, v. 25, n. 2, p. 185-204, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/QLxWgzvYgW4bKzK3YWmbGjj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d´Água, 1997.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: GRUBHAS, 2003

GIMÉNEZ, M. B. et al. Afetividade na educação infantil: um estudo de caso à luz de Paulo Freire, Piaget e Wallon. Humanidades & Tecnologia (FINOM), v. 32, p. 245-258, out./dez. 2021. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/2064/pdf_1. Acesso em: 04 abr. 2022.

GONÇALVES, M. C. S.; GONÇALVES, A. S. Impactos da inteligência artificial e das tecnologias de informação e comunicação sobre a atuação do professor de ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19. In: SALARDI, S.; SAPORITI, M.; ZAGANELLI, M. V. Diritti umani e tecnologie morali: Una prospettiva comparata tra Italia e Brasile. Milano: G. GIAPPICHELLI EDITORE – TORIN, 2022.

GONÇALVES, M. C. S.; SÍVERES, L. A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 22, e7250, mar. 2019. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7250/4682. Acesso em: 04 mar. 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/joao-pinheiro/panorama. Acesso em: 20 maio 2022.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2022.

REGO, S. Teoria do Desenvolvimento Moral de Jean Piaget e Lawrence Kohlberg. In: REGO, S. A formação ética dos médicos: Saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2003.

RIBEIRO, D. A Universidade Necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

SILVA, G. S.; GONÇALVES, M. C. S.; SILVA, V. J. Histórias e Memórias: Experiências Compartilhadas em João Pinheiro. João Pinheiro: Patrimônio Cultural de João Pinheiro, 2011.

SÍVERES, L. Pedagogia Alpha, presença, proximidade e partida. Curitiba, PR: Brazil Publishing, 2019.

Publicado

2022-04-22

Como Citar

GONÇALVES, Maria Célia da Silva; RAMINHO, Edney Gomes; FURTADO, Alessandra Cristina. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17109. Acesso em: 24 nov. 2024.