Análise do discurso na formação de professores para os anos iniciais

Autores

  • Alberto Luiz Pereira da Costa
  • Regina Maria Pavanello

Palavras-chave:

Construção de significados. Comunicação. Análise do discurso.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as interações discursivas realizadas, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, de um curso na modalidade de Ensino à Distância oferecido por uma universidade Pública, visando verificar se essa interação contribui e de que modo para o trabalho a ser desenvolvido pelos tutores com os alunos do curso em relação aos conteúdos do conhecimento escolar. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a pesquisa qualitativa e, para a análise das interações, recorremos a elementos da Análise do Discurso, a investigação do discurso foi através da interação dialógica entre dois ou mais indivíduos, por meio das ferramentas de uma plataforma online.

Downloads

Referências

POSSARI, Lucia Helena. Educação a distância como processo semiodiscursivo. In: PRETI, Oreste. (Org.).Educação a distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. p. 91-108.

REZENDE, Flávia Amaral. A complexidade possível de ser transposta na conformação de ambiente de ensino e aprendizagem a distância. In: Ministério da Educação (Org.). Desafios da educação a distância na formação de professores. Brasília: MEC, 2006. p. 127-150.

SAMOYAULT, Tiphaine.A intertextualidade. Trad. Sandra Nitrini. São Paulo: Hucitec, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3ª ed. São Paulo: Iluminuras/ FAPESP, 2005.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 5ª ed. São Paulo: EDUSP, 2012.

SILVA, Teresa et al. O papel da reflexão e dos mediadores na capacitação de aprendizescolaboradores: um dos suportes andragógicos das comunidades. In : VALENTE, Armando José. et al. (Orgs.), Educação a distância : prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo : Avercamp, 2009. p. 205-260.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

COSTA, Alberto Luiz Pereira da; PAVANELLO, Regina Maria. Análise do discurso na formação de professores para os anos iniciais. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 132–146, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5791. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL