Análise do discurso na formação de professores para os anos iniciais
Palavras-chave:
Construção de significados. Comunicação. Análise do discurso.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as interações discursivas realizadas, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, de um curso na modalidade de Ensino à Distância oferecido por uma universidade Pública, visando verificar se essa interação contribui e de que modo para o trabalho a ser desenvolvido pelos tutores com os alunos do curso em relação aos conteúdos do conhecimento escolar. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a pesquisa qualitativa e, para a análise das interações, recorremos a elementos da Análise do Discurso, a investigação do discurso foi através da interação dialógica entre dois ou mais indivíduos, por meio das ferramentas de uma plataforma online.Downloads
Referências
POSSARI, Lucia Helena. Educação a distância como processo semiodiscursivo. In: PRETI, Oreste. (Org.).Educação a distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. p. 91-108.
REZENDE, Flávia Amaral. A complexidade possível de ser transposta na conformação de ambiente de ensino e aprendizagem a distância. In: Ministério da Educação (Org.). Desafios da educação a distância na formação de professores. Brasília: MEC, 2006. p. 127-150.
SAMOYAULT, Tiphaine.A intertextualidade. Trad. Sandra Nitrini. São Paulo: Hucitec, 2008.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3ª ed. São Paulo: Iluminuras/ FAPESP, 2005.
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 5ª ed. São Paulo: EDUSP, 2012.
SILVA, Teresa et al. O papel da reflexão e dos mediadores na capacitação de aprendizescolaboradores: um dos suportes andragógicos das comunidades. In : VALENTE, Armando José. et al. (Orgs.), Educação a distância : prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo : Avercamp, 2009. p. 205-260.