A inclusão de crianças com deficiência e o envolvimento dos gestores escolares

Autores

  • Josiane Fujisawa Filus de Freitas
  • Paulo Ferreira de Araújo

Palavras-chave:

Crianças com deficiência. Formação profissional. Gestão escolar.

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar o envolvimento dos diretores no processo de inclusão escolar no município de Hortolândia-SP. Foram selecionados para o estudo 20 diretores que atuaram nestes cargos nos anos de 2010 e 2011. Os dados coletados por meio de entrevista semi-estruturada com os sujeitos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Constatamos que os diretores conhecem a estrutura do município para atender as crianças com deficiência na escola e a avaliam como satisfatória. Verificamos que os recursos e adaptações necessárias são providenciadas a medida que aparecem as demandas e não pensadas antecipadamente. Observamos ainda que a escola, por meio de seu diretor, ainda não se responsabiliza pela criança com deficiência, apontando sempre a necessidade de mais profissionais para lidar com esses alunos. Concluímos que o envolvimento dos diretores com o processo de inclusão fica limitado devido a visão assistencialista que apresentam da deficiência. Os gestores necessitam ampliar o olhar em relação a criança com deficiência enquanto sujeito que aprende e ensina, para que dessa forma possam planejar e executar melhorias para o atendimento dessa população.

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Referências

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

DE FREITAS, Josiane Fujisawa Filus; DE ARAÚJO, Paulo Ferreira. A inclusão de crianças com deficiência e o envolvimento dos gestores escolares. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 15, p. 75–84, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5533. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua