Reflexões sobre a história da educação profissional no Brasil: educação profissional integrada ao ensino médio

Autores

  • Desire Luciane Dominschek Lima Centro Universitário Uninter

Palavras-chave:

Educação Profissional Integrada. Ensino Médio. Dualidade estrutural.

Resumo

A Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio por meio de suas políticas teria como objetivo criar mecanismos de superação da dualidade estrutural minimizando a dicotomia entre ensino profissionalizante e propedêutico, entendendo que essa educação deve transcender ao mais alto grau das possibilidades de atuação, tanto da escola como do docente. Este artigo objetiva uma primeira compreensão sobre o modo de organização da Sociedade Capitalista e suas implicações para a educação pública brasileira, estuda também os aspectos históricos da educação profissional no Brasil, estabelecendo uma análise das Políticas Educacionais, de ontem e hoje, no que se refere aos aspectos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio como forma de superação da dualidade estrutural, pois devemos considerar os avanços e, principalmente, os retrocessos relacionados à educação.

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Publicado

2014-09-15

Como Citar

LIMA, Desire Luciane Dominschek. Reflexões sobre a história da educação profissional no Brasil: educação profissional integrada ao ensino médio. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 9, p. 108–125, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3580. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua