Uma escola pública paulista: as atuais políticas de currículo e a voz dos professores em uma dimensão histórica

Autores

  • Fernanda Helena Petrini Marçola FE UNICAMP

Palavras-chave:

Políticas de Currículo. Ensino médio. Direito à educação. História da educação.

Resumo

Um dos principais temas da contemporaneidade no campo da didática e práticas de ensino refere-se às políticas de currículo na escola. Inserido na temática mais ampla desta revista, este trabalho tem como objetivo expor os resultados de uma pesquisa sobre as políticas de currículo na escola pública do Estado de São Paulo, considerando o papel do professor neste processo, que abrange também a dimensão histórica da instituição escolar. Por meio de um estudo de caso com uma pesquisa documental e de campo realizada em uma escola de ensino médio da rede pública estadual, a Escola Estadual Tancredo do Amaral, situada na cidade de Salto, foi possível diagnosticar o descompasso entre o tempo dos reformadores do currículo e o tempo da escola e dos professores, além das conseqüências deste cenário para a formação e autonomia destes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FORQUIN, J.C. Relações entre gerações e processos educativos:

transmissões e transformações. Congresso Internacional de Co-educação,

SESC/SP, out/2003

GIMENO SACRISTÁN, J. e PÉREZ GÓMEZ, A.I. Compreender e

transformar o ensino. Porto Alegre, Artmed, 1998

MARÇOLA, F.H.P. O tempo do direito à educação no ensino médio: uma

abordagem histórica e as atuais políticas de currículo na escola. 2010, 160 p. (Tese de Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE- Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2010

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre,

Artes Médicas, 1999

RAMOS, M.N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?

São Paulo, Cortez, 2 ed, 2002

ROPÉ, F. e TANGUY, L. (orgs). Saberes e competências: o uso de tais

noções na escola e na empresa. Campinas/SP, Papirus, 1997

SÃO PAULO (Estado). Proposta Curricular do Estado de São Paulo. SEE

– São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10

out.2008(a)

SÃO PAULO, (Estado). Secretaria Estadual de Educação do Estado de São

Paulo. Caderno do Gestor vol. I. SEE – São Paulo, 2008. Disponível em:

www.deitu.pro.br Acesso em: 10 out.2008(b)

SOUZA, R.F. Templos de civilização: a implantação da escola primária

graduada no Estado de São Paulo. São Paulo, UNESP, 1998

TANCREDO DO AMARAL – História – EE Tancredo do Amaral.

Disponível em: www.tancredodoamaral.com.br Acesso em 26 nov.2008

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

PETRINI MARÇOLA, Fernanda Helena. Uma escola pública paulista: as atuais políticas de currículo e a voz dos professores em uma dimensão histórica. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p. 36–47, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1750. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê