Saberes docentes percebidos na prática pedagógica interdisciplinar: formação de professores de geografia na UEMS
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica.Resumo
O objetivo da pesquisa visa compreender as possibilidades e limites de uma experiência pedagógica com perspectiva interdisciplinar, realizada durante o estágio curricular supervisionado na relação teoria e prática entre universidade e comunidade escolar. A proposta foi desenvolvida na UEMS, na qual foi realizado um trabalho de parceria entre os professores do estágio, acadêmicos e a comunidade escolar. Na investigação dessa experiência, buscou-se compreender o papel do Estágio Curricular Supervisionado na articulação dos conhecimentos de diferentes disciplinas da área de Geografia. Procurou-se compreender, através de uma abordagem fenomenológica, que saberes docentes, com perspectiva interdisciplinar, foram construídos pelos acadêmicos do estágio curricular supervisionado. A Geografia, na perspectiva cultural e crítica, pode ser um eixo articulador de uma prática pedagógica interdisciplinar ao favorecer a promoção do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Os alunos e professores percebem ter construído diferentes saberes de forma integrada por meio do trabalho coletivo, rico em criatividade e descobertas.Downloads
Referências
ALES BELLO, A. Fenomenologia e ciências humanas: psicologia, história
e religião. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
BICUDO, M. A. V.; ESPÓSITO, V. H. C. A pesquisa Qualitativa em Educação: um enfoque fenomenológico. 2.ed. Piracicaba: Editora Unimep,
CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino
de Geografia. Práticas e Textualizações. 3. ed. Porto Alegre: Mediação,
a.
CASTROGIOVANNI, A. C.; GOULARTE, L. B.; KAERCHER, N. A.
SCHAFFER, N. O. Um Globo em suas Mãos: práticas para a sala de aula.
Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003b.
CORTELLA, M. S. A Escola e o Conhecimento. Fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo-SP: Cortez, 1998.
FAZENDA, I.C. Interdisciplinaridade. Um projeto em parceria. São Paulo:
Loyola, 1993.
FAZENDA, I.C. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus,
GONÇALVES, M. A. S. Dimensões da identidade moral: metas educativas
na formação ética. 2006. Artigo em fase de elaboração.
JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro:
Imago, 1976.
JAPIASSÚ, H. MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 3 ed.
rev. e ampliada. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1996.
PALMADE,G. Interdisciplinariedad e Ideologias. Espanha/Madrid: Narcea,
S, A de Ediciones, 1979.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. : Técnica e Tempo, Razão e Emoção.
ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
SANTOS, M. Por Uma Geografia Nova. Da crítica da Geografia a uma
Geografia Crítica. São Paulo: Hucitec, 1990.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 4. ed. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2004.