A contribuição dos impressos pedagógicos na história da alfabetização, em Mato Grosso (1990/2017)

Autores

  • Bárbara Cortella Pereira de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/DEOE/UFMT-Cuiabá)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i24.10251

Palavras-chave:

História da Alfabetização em Mato Grosso. Pesquisas Acadêmicas (UFMT/PPGE/PPGEdu). Impressos pedagógicos.

Resumo

A fim de contribuir para o debate sobre os “Impressos na História da Educação do Centro-Oeste” e para a compreensão de momentos pouco explorados sobre a História da Alfabetização em Mato Grosso, propõe-se uma reflexão em torno desse campo de conhecimento, estudo e investigação, mediante a utilização de procedimentos de localização, recuperação, seleção, reunião e análise de dois Instrumentos de pesquisa sobre trabalhos acadêmico-científicos defendidos nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFMT sobre Alfabetização (1990-2017) e História da Alfabetização (2000-2015). A partir da análise desses dois instrumentos de pesquisa, constatou-se que das 16 pesquisas acadêmicas (mestrado, doutorado e pós-doutorado) com abordagem histórica da Alfabetização defendidas no UFMT/PPGE/PPGEdu, 12 utilizam como fontes documentais para compreender esse objeto de investigação os impressos pedagógicos, especialmente os documentos oficiais (8); cartilhas, livros de leituras e didático e (4) e imprensa pedagógica (2). Dessa forma, foi possível compreender a importância da utilização dos impressos pedagógicos mencionados para a compressão da História da Alfabetização nos diferentes municípios de Mato Grosso, em detrimento das fontes manuscritas (cadernos escolares e diários de classe) e orais (depoimentos e entrevistas). A partir de 2000 os trabalhos acadêmicos defendidos no PPGE/PPGEdu/UFMT, com abordagem histórica, contaram com uma fecunda produção, mas tiveram um decréscimo nessa última década.  Ainda, se fazem necessárias pesquisas acadêmicas, especialmente de doutorado, sobre a Alfabetização no estado de Mato Grosso, a fim de contribuir para a compreensão e enfrentamento dos problemas atuais relativos a essa temática.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de. A contribuição dos impressos pedagógicos na história da alfabetização, em Mato Grosso (1990/2017). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 24, p. 03–16, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i24.10251. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/10251. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Impressos, Infância e Instituições Escolares na História da Educação da Região Centro-Oeste do Brasil"