A contribuição dos impressos pedagógicos na história da alfabetização, em Mato Grosso (1990/2017)
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v8i24.10251Palabras clave:
História da Alfabetização em Mato Grosso. Pesquisas Acadêmicas (UFMT/PPGE/PPGEdu). Impressos pedagógicos.Resumen
A fim de contribuir para o debate sobre os “Impressos na História da Educação do Centro-Oeste” e para a compreensão de momentos pouco explorados sobre a História da Alfabetização em Mato Grosso, propõe-se uma reflexão em torno desse campo de conhecimento, estudo e investigação, mediante a utilização de procedimentos de localização, recuperação, seleção, reunião e análise de dois Instrumentos de pesquisa sobre trabalhos acadêmico-científicos defendidos nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFMT sobre Alfabetização (1990-2017) e História da Alfabetização (2000-2015). A partir da análise desses dois instrumentos de pesquisa, constatou-se que das 16 pesquisas acadêmicas (mestrado, doutorado e pós-doutorado) com abordagem histórica da Alfabetização defendidas no UFMT/PPGE/PPGEdu, 12 utilizam como fontes documentais para compreender esse objeto de investigação os impressos pedagógicos, especialmente os documentos oficiais (8); cartilhas, livros de leituras e didático e (4) e imprensa pedagógica (2). Dessa forma, foi possível compreender a importância da utilização dos impressos pedagógicos mencionados para a compressão da História da Alfabetização nos diferentes municípios de Mato Grosso, em detrimento das fontes manuscritas (cadernos escolares e diários de classe) e orais (depoimentos e entrevistas). A partir de 2000 os trabalhos acadêmicos defendidos no PPGE/PPGEdu/UFMT, com abordagem histórica, contaram com uma fecunda produção, mas tiveram um decréscimo nessa última década. Ainda, se fazem necessárias pesquisas acadêmicas, especialmente de doutorado, sobre a Alfabetização no estado de Mato Grosso, a fim de contribuir para a compreensão e enfrentamento dos problemas atuais relativos a essa temática.Descargas
Citas
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