O Google Classroom na disciplina de Ciências: percepções, benefícios e desafios

Autores/as

Palabras clave:

TDIC, Google Classroom, Educação híbrida, Ciências da Natureza

Resumen

 As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm desempenhado um papel cada vez mais relevante na educação, possibilitando novas formas de ensino e aprendizagem. Este estudo analisou como o Google Classroom pode contribuir para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental, a partir de um estudo de caso qualitativo com turmas de 7º anos de uma escola pública de Santa Maria (RS). Foram aplicadas atividades pedagógicas mediadas pelo Google Classroom, integradas ao ensino presencial, alinhando-se ao conceito de educação híbrida. A coleta de dados ocorreu por meio de observação e questionário online. Os resultados mostraram que o Google Classroom facilitou a organização, ampliou a comunicação, tornou as aulas mais dinâmicas e estimulou o engajamento dos estudantes. As principais dificuldades envolveram o acesso a dispositivos e o letramento digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Viero Catelan Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria.

Andrea Ad Reginatto, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte do Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA). É docente dos cursos de Graduação em Letras da UFSM e do curso de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. Atualmente está em estágio pós-doutoral na Universidade de Passo Fundo, sob supervisão da profa. Dra. Claudia Stumpf Toldo Oudeste. Foi professora da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) de agosto de 2001 até março de 2016. Coordenou o Curso de Letras Português/Espanhol na FAMES e a Coordenação Geral de Graduação na mesma instituição. Atuou como professora na Universidade Franciscana entre 2015 e 2016. Membro do do GT ANPOLL Discurso, Trabalho e Ética. Participou como representante do Centro de Artes e Letras UFSM do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM. Exerceu a função de Coordenadora Substituta do Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - Mestrado/ UFSM de agosto de 2021 a julho de 2023 e Coordena o Curso de Letras Português e Literaturas UAB/EaD/UFSM, desde outubro de 2019. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Enunciação e formação de professores, Ensino Mediado por Tecnologias Digitais e EaD.

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Pivetta, D. V. C., & Reginatto, A. A. (2025). O Google Classroom na disciplina de Ciências: percepções, benefícios e desafios. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20555

Número

Sección

Artigos