O Google Classroom na disciplina de Ciências: percepções, benefícios e desafios
Palavras-chave:
TDIC, Google Classroom, Educação híbrida, Ciências da NaturezaResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm desempenhado um papel cada vez mais relevante na educação, possibilitando novas formas de ensino e aprendizagem. Este estudo analisou como o Google Classroom pode contribuir para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental, a partir de um estudo de caso qualitativo com turmas de 7º anos de uma escola pública de Santa Maria (RS). Foram aplicadas atividades pedagógicas mediadas pelo Google Classroom, integradas ao ensino presencial, alinhando-se ao conceito de educação híbrida. A coleta de dados ocorreu por meio de observação e questionário online. Os resultados mostraram que o Google Classroom facilitou a organização, ampliou a comunicação, tornou as aulas mais dinâmicas e estimulou o engajamento dos estudantes. As principais dificuldades envolveram o acesso a dispositivos e o letramento digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
