A visibilidade da formação docente da edu-cação básica frente as tecnologias digitais no isolamento social escolar
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v10i12.16724Palabras clave:
Visibilidade, Formação docente, Tecnologias digitaisResumen
O presente trabalho se compõe de estudos de revisão de literatura em plataformas digitais correlacionadas à educação e às tecnologias. O isolamento social escolar causado pela pandemia em 2020 e que se estendeu para o ano de 2021, interferiu consideravelmente nas relações educacionais. O objetivo deste trabalho é discutir a visibilidade da formação docente na educação básica frente as tecnologias digitais para que ocorressem as aulas não presenciais. Pesquisas mostram que muitos docentes não possuem formação com o manuseio das tecnologias digitais. Apesar da popularização da internet e a comercialização maior da cobertura com redes de internet, muitos estudantes, professores e até escolas não dispõe de estrutura que possa favorecer o processo escolar de ensino e aprendizagem por meio das tecnologias.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Luís Fernando Ferreira de; PROGETTI, Claudia Bianchi; SANTOS, Robson Alves do. O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempos de isolamento social. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4992. Acesso em: 14 ago. 2021.
BRASIL. Decreto Federal nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503. Acesso em: 01 set. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação / LDB. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 set. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 abr. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE – Parecer CNE/CP nº 5/2020. Reorganiza-ção do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: https://www.semesp.org.br/legislacao/parecer-cne-cp-no-5-2020/. Acesso em: 21 ago. 2021.
CHIQUITO, Vinicius Camargo; SCOMPARIM, Valéria. Docência e Consciência Política e Social em época de pandemia: reflexões docentes em um período entrópico. In: SILVA-JUNIOR, Arnaldo.; GARCIA, Everton Viesba. (Orgs). 20 Olhares sobre a Educação na Pandemia em 2020. Diadema/SP: V&V Editora, 2021, p. 234 -244.
GARCIA, M. F.; RABELO, D. F.; SILVA, D. da.; AMARAL, S. F. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Rev. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 1, p. 79-87, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/16108. Acesso em: 23 ago. 2021.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5. ed. Campinas: Papirus, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6419. Acesso em: 17,ago,2021.
LIRA, Bruno Carneiro. O passo a passo do Trabalho Científico. 2. ed. Petrópolis/RJ: Vo-zes, 2014.
MORAES, K. L. de Lima. A utilização das tecnologias digitais como ferramentas educacio-nais. In: ALMEIDA, P. V; VIEIRA, M. S.de Paula; AMORIM, M. F. de. (Orgs). Tecnologias Digitais e Formação Docente. Campinas: Pontes Editora, 2020. p.199-213.
PAIXÃO, S. V; SANTIAGO, J. L. As novas tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental I: problematizações acerca da formação de professores. Rev. Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 1, p. 210-226, jan./mar. 2021. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo. Acesso em: 01 fev. 2021.
RODRIGUES, R. F; Castro, D. T. Os desafios da educação frente as novas tecnologias. Re-vista Observatório, Palmas, vol. 6, n. 1, Janeiro-Março. 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10303. Acesso em: 15 ago. 2021.
ROCHA, J.D.T; NOGUEIRA, C.R.M. Formação Docente: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, Palmas, v. 5, n. 6, p. 578-596, out./dez. 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/index. Acesso em: 02 fev. 2021.
REIFF, F. de A.; RIBEIRO, P.N. de S. Multiletramentos na formação de professores em pré-serviço: um estudo de caso. In: ALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S.de P.; AMORIM, M. F. de. (Orgs). Tecnologias Digitais e Formação Docente. Campinas: Pontes Editora, 2020. p. 103- 30.
REIS, T.M.L. dos S. As abordagens inovadoras na escola e a formação continuada. 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/artigos/issue/view/167. Acesso em: 08 set. 2020.
RICHIT, Adriana. Percursos da formação de professores em tecnologias na educação: do acesso aos computadores à inclusão digital. In: RICHIT, Adriana. (Org). Tecnologias digi-tais em educação: perspectivas teóricas e metodológicas sobre formação de prática docente. Curitiba, PR: Editora RVC,2014, p 11 – 33.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2013. 375 p.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientifico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 303 p.
SILVA, E. H. B. da; SILVA NETO, J. G. da; SANTOS, M. C. dos. Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Cientifico – RELAEC. Vitória, v. 01, N.04 Jul./Ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/issue/view/1177. Acesso em: 15 ago. 2021.
SIMÃO, J.F.R.; ROCHA, D. As tecnologias digitais como recurso pedagógico na Educação Básica In: BORGES, Rita de Cássia; ROSALEN, Marilena. (Orgs). Educação a distância e ensino remoto: experiências, vivências e práticas. Diadema, SP: V&V Editora, 2021a, p. 67-78.
SIMÃO, J.F.R.; ROCHA, D. Uma leitura sobre Tecnologias Digitais no Trabalho Pedagógico do Professor da Educação Básica. In: SILVA-JUNIOR, Arnaldo.; GARCIA, Everton Viesba. (Orgs). 20 Olhares sobre a Educação na Pandemia em 2020. Diadema, SP: V&V Editora, 2021b, p. 104 -115.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.