Uma abordagem materialista na formação do aluno de matemática enquanto leitor literário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16104

Palabras clave:

Discurso Materialista, Letramentos Adjetivados, Aldravia

Resumen

O presente artigo busca relacionar o discurso materialista numa perspectiva do ensino de Matemática, enquanto o aluno se constrói como leitor literário em constante formação. Os estudos e discussões aqui apresentados têm caráter bibliográfico, inferindo as literaturas numa facultosa relação de construção de ideias frente ao debate aqui construído. Os resultados apresentam uma análise dos letramentos literário e numérico, amplamente discutidos em vários âmbitos no meio acadêmico. Neste cenário, aportamos algo que consideramos importante: a relação dos estudantes enquanto leitores literários na construção de suas poesias, pelo viés da forma nova poética chamada de Aldravia, que apresenta, segundo o seu lema, num mínimo de palavras, o máximo de significado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMOSSY, Ruth. O lugar da argumentação na análise do discurso: abordagens e desafios contemporâneos. Tradução de Adriana Zavaglia. Filologia e linguística portuguesa, São Paulo, n. 9, p. 121-146, 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59776. Acesso em: 7 dez. 2020.

D’AMBRÓSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Editora Papi-rus, 1999.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Hori-zonte: Editora Autêntica, 2011.

DONADON-LEAL, J.B. Aldravianismo Reinvenção da Arte pelo Jornalismo Cultural. Ed. Aldrava Letras e Arte. Mariana-MG, 2018.

DONADON-LEAL, J.B. Aldravia – nova forma, nova poesia. Jornal Aldrava, Mariana/MG, nº88, dezembro, 2010.

GONÇALVES, Heitor Antônio. O conceito de letramento matemático: algumas aproxi-mações. 2010. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:uPutELsgruEJ:www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a14.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 7 dez. 2020.

HENGE, Gláucia da Silva. Texto e Interpretação: Aproximações entre Análise do Discur-so e Literatura. INTERLETRAS, ISSN Nº 1807-1597. V. 3, Edição Número 20, de outubro, 2015/Março, 2015 – p.

LEFFA, Vilson J.. Produção de materiais de ensino: teoria e prática / [organizado por] Vilson J. Leffa. 2. ed. rev.-Pelotas: Educat, 2007. 206p.

MERCER, Sarah. Uma proposta de pedagogia para aprendizagem de línguas na perspec-tiva da complexidade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte MG, vol.13, nº 02, p. 1-25, abr/jun, 2013.

MITTMANN, Solange. Discurso e texto: na pista de uma metodologia de análise. In: LE-ANDRO FERREIRA, Maria Cristina; INDURSKY, Freda (orgs.). Análise do Discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. São Carlos: Claraluz, 2007. Disponível em: http://anaisdosead.com.br/2SEAD/SIMPOSIOS/SolangeMittmann.pdf. Acesso em: 7 dez. 2020.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Texto. Campinas: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Orlandi. 4ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.

PONTE, João Pedro da; BROCADO, Joana.; OLIVEIRA, Hélia. Investigação Matemática na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

RODRIGUES, Cyro Mascarenhas. Aldravia: quando o mínimo é o máximo. 2013. Disponível in: http://recantodasletras.uol.com.br/autor_textos.php?id=17639. Acesso em: 06 out. 2020.

ROJO. Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – A apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD. v.08, nº 03, p. 581-612, set/dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/09.pdf. Acesso em: 7 dez. 2020.

SILVA, Aline Fabiane da; MARANGONI, Adriana Márcia; FURLAN, Daniele Ferreira; CAR-BONI, Bruna Regina. A Alfabetização Matemática sob a perspectiva do Letramento nos primeiros anos do Ensino Fundamental. IV Encontro de Educação Matemática nos anos finais e III Colóquio de Práticas Letradas. São Paulo. P. 1-10. 2016. Disponível em: http://www.pnaic.ufscar.br/files/events/annals/2bdc71dcf6c0f139141480883048f986.pdf. Acesso em: 7 dez. 2020.

SOUZA, Eliana Ruth Silva; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues. Letramento e Etnomate-mática: saberes matemáticos no cotidiano dos ribeirinhos. 2007. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/251-1-A-gt7_Eliana_ta.pdf. Acesso em: 7 dez. 2020.

VIGOTSKY, L. S.; COLE, M. A formação social da mente: o desenvolvimento dos proces-sos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2021-06-20

Cómo citar

Silva, M. F. da, & Leão, W. S. (2021). Uma abordagem materialista na formação do aluno de matemática enquanto leitor literário. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 175–183. https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16104

Número

Sección

Relatos de experiência