A utilização da ferramenta watshapp como apoio tecnológico nas práticas de letramentos de uma aluna surda - relatos no período da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v10i12.16721Palavras-chave:
Práticas de letramentos, Tecnologias. Educação, InclusãoResumo
As novas tecnologias da informação e da comunicação têm exercido um papel importante nos processos de inclusão social e acessibilidade linguística de pessoas surdas, com o advento da pandemia ocorrida no ano de 2020, o uso destas tecnologias acentuou-se ainda mais. Assim, este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato vivenciado de práticas de letramento de uma aluna surda durante a pandemia utilizando como ferramenta tecnológica o aplicativo watshapp. Para contextualizar melhor, o texto é organizado em três tópicos, sendo assim: inicia com uma conceituação de práticas de letramento, seguida de questões sobre o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação na educação, finalizando com o relato de experiência.
Downloads
Referências
ANDERSON, J. (2010). ICT Transforming Education: a Regional Guide. Bangkok: UNESCO. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/ images/0018/001892/189216e.pdf
CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede. 13 reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
CARLOS, Valeska Gracioso; ETTO, Rodrigo Mazer. O letramento de Brain Street e as identidades pós-modernas de Bauman e Hall. Revista Humanidades e Inovações: v.5, n. 3. 2018. P. 93-101.
COLAÇO, Silvania Faccin. Práticas Pedagógicas de Letramento: uma visão ideológica. IX ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012.
FERNANDES, Sueli. Avaliação em língua portuguesa para alunos surdos: algumas considerações. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Especial. Curitiba: SEED/SUED/DEE, 2007.
INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2013: Resumo técnico. Brasília: O Instituto, 2014.
MATO GROSSO DO SUL. Resolução/SED N. 3.745,de 19 de março de 2020.
STREET, Brian; BAGNO, Marcos. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia e linguística portuguesa, n. 8, p. 465-488, 2006.
______. Literacy and social change: The significance of social context in the development of literacy programmes. The future of literacy in a changing world, p. 55-72, 1987.
SIGNORINI, Inês; FIAD, Raquel Salek (Ed.). Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Editora UFMG, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.