Tendências de Recursos Didáticos e Digitais para os Desafios de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica
Keywords:
Revisão Sistemática de Literatura, Teses e Dissertações, Tecnologias DigitaisAbstract
O século XXI trouxe diversas mudanças socioculturais, entre muitas delas, uma impactante foi desenvolvimento de Tecnologias Digitais que impactam diretamente a educação, em que surgi os Recursos Didáticos Digitais. Assim, é necessário analisar pesquisas de teses e dissertações brasileiras observando tendências sobre o uso de recursos didáticos digitais para o ensino e aprendizagem na educação básica. Para isso, este estudo tratou-se de uma pesquisa básica que visa preencher lacunas no conhecimento, utilizando uma abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa é descritiva e realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura (RSL), analisando teses e dissertações brasileiras sobre o uso de recursos didáticos digitais (RDD) na educação básica. A RSL foi estruturada em duas etapas: questões de investigação e protocolos de pesquisa, com o objetivo de observar tendências e sintetizar resultados sobre o tema. A análise dos dados revela que o uso de Recursos Didáticos Digitais (RDD) na educação básica é pouco explorado, com poucas publicações nos últimos dez anos. A pandemia de 2020 pode ter contribuído para essa lacuna. São necessárias mais pesquisas para fortalecer o uso de RDD, especialmente com embasamento teórico sólido.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
