Tendências de Recursos Didáticos e Digitais para os Desafios de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica

Authors

Keywords:

Revisão Sistemática de Literatura, Teses e Dissertações, Tecnologias Digitais

Abstract

O século XXI trouxe diversas mudanças socioculturais, entre muitas delas, uma impactante foi desenvolvimento de Tecnologias Digitais que impactam diretamente a educação, em que surgi os Recursos Didáticos Digitais. Assim, é necessário analisar pesquisas de teses e dissertações brasileiras observando tendências sobre o uso de recursos didáticos digitais para o ensino e aprendizagem na educação básica. Para isso, este estudo tratou-se de uma pesquisa básica que visa preencher lacunas no conhecimento, utilizando uma abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa é descritiva e realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura (RSL), analisando teses e dissertações brasileiras sobre o uso de recursos didáticos digitais (RDD) na educação básica. A RSL foi estruturada em duas etapas: questões de investigação e protocolos de pesquisa, com o objetivo de observar tendências e sintetizar resultados sobre o tema. A análise dos dados revela que o uso de Recursos Didáticos Digitais (RDD) na educação básica é pouco explorado, com poucas publicações nos últimos dez anos. A pandemia de 2020 pode ter contribuído para essa lacuna. São necessárias mais pesquisas para fortalecer o uso de RDD, especialmente com embasamento teórico sólido.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria do Socorro Pereira Alves, FIguaçu

FIguaçu

Jocimario Alves Pereira, UFRPE

UFRPE

Published

2025-08-25

How to Cite

Alves, M. do S. P., & Pereira, J. A. (2025). Tendências de Recursos Didáticos e Digitais para os Desafios de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 271–284. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20540

Issue

Section

Artigos