Educação e Escolas de Fronteira: as premissas do Programa Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF)
Keywords:
PEIBF, Conhecimentos, Escolas, FronteirasAbstract
Com os avanços das pesquisas na área de linguísticas e dos programas de fronteiras na perspectiva bilingue, é possível perceber a partir das mudanças geopolíticas, expressas muitas vezes por mudanças de governos que os dez anos da experiência de um bilinguismo intercultural cooperativo de fronteira do PEIBF, deixa um legado técnico e político da maior importância para o futuro do bilinguismo português-espanhol e para a integração sul-americana. Nas análises dos trabalhos realizados sobre o assunto, foi possível perceber uma alternância de informações, ora informando o avanço do programa, ora as fragilidades, mas em sua maioria, tem gerado reflexões acerca da importância da existência do PEIBF e de sua promoção nas cidades de fronteira, evidenciado a necessidade de fomentação de novas políticas linguísticas que promovam a inclusão e a desconstrução de preconceitos em relação às práticas educativas desenvolvidas para a integração regional, por meio da uma educação intercultural nas escolas públicas das cidades fronteiriças.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
