Educação e Escolas de Fronteira: as premissas do Programa Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF)

Autores/as

Palabras clave:

PEIBF, Conhecimentos, Escolas, Fronteiras

Resumen

Com os avanços das pesquisas na área de linguísticas e dos programas de fronteiras na perspectiva bilingue, é possível perceber a partir das mudanças geopolíticas, expressas muitas vezes por mudanças de governos que os dez anos da experiência de um bilinguismo intercultural cooperativo de fronteira do PEIBF, deixa um legado técnico e político da maior importância para o futuro do bilinguismo português-espanhol e para a integração sul-americana. Nas análises dos trabalhos realizados sobre o assunto, foi possível perceber uma alternância de informações, ora informando o avanço do programa, ora as fragilidades, mas em sua maioria, tem gerado reflexões acerca da importância da existência do PEIBF e de sua promoção nas cidades de fronteira, evidenciado a necessidade de fomentação de novas políticas linguísticas que promovam a inclusão e a desconstrução de preconceitos em relação às práticas educativas desenvolvidas para a integração regional, por meio da uma educação intercultural nas escolas públicas das cidades fronteiriças.

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Biografía del autor/a

Elisangela Aparecida de Assis Souza, UFGD

UFGD

Publicado

2025-08-25

Cómo citar

Souza, E. A. de A. (2025). Educação e Escolas de Fronteira: as premissas do Programa Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF). EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 99–111. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20527

Número

Sección

Artigos