O Ensino de Língua Portuguesa nas Escolas de Fronteira: uma análise da situação das crianças paraguaias em Sete Quedas-MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19535Palavras-chave:
Ensino de línguas, Escola de Fronteira, CulturaResumo
A educação nas áreas de fronteira tem sido amplamente discutida, e o número de pesquisas sobre o tema tem aumentado significativamente nas últimas décadas, especialmente no início do século XX. Nesse contexto, a presente pesquisa bibliográfica foca na educação escolar na fronteira Brasil - Paraguai, com ênfase em uma escola localizada no município de Sete Quedas-MS. O estudo visa compreender as dificuldades enfrentadas por crianças paraguaias em idade de alfabetização que atravessam a fronteira para estudar em escolas brasileiras, bem como sua inserção no contexto cultural multilíngue brasileiro e fronteiriço. A partir dessa análise, o objetivo é examinar as concepções teóricas e metodológicas relacionadas à educação em regiões de fronteira e descrever as particularidades e generalidades observadas nas histórias de vida desses alunos. O artigo buscará identificar as complexidades do contexto educacional nas escolas de fronteira e os desafios enfrentados pelos alunos. Os resultados sugerem que o artigo oferecerá reflexões importantes sobre a educação nas escolas de fronteira, onde alunos de diferentes países e suas famílias interagem, formando comunidades escolares únicas. Portanto, é essencial desenvolver ações e políticas que considerem as especificidades de cada realidade, garantindo que professores e alunos tenham voz e participação. Somente dessa forma será possível alcançar resultados positivos para todos os envolvidos na comunidade escolar. Assim, a realização de estudos como este é fundamental para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em escolas de fronteira.
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- 27-01-2025 (2)
- 27-01-2025 (1)
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