Algumas considerações sobre a institucionalização das instituições escolares rurais/campo no Estado do Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18940

Palavras-chave:

História da Educação mato-grossense, Escolas Rurais/Campo, Instituições Escolares

Resumo

Este artigo deve ser entendido como desdobramento da proposta de investigação - História e Memória das Instituições Escolares do Campo no Sul do Mato Grosso (atual Mato grosso do Sul) pensada como demanda do curso da Licenciatura em Educação do Campo – Leduc da Faculdade Intercultural Indígena – Faind da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Este projeto de pesquisa pretendia escrever a história e resgatar a memória das instituições escolares criadas para atender as populações do campo no Sul do Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul). Esta investigação examinaria como ocorreu o atendimento escolar as populações localizadas nessa região do país no período entre a Proclamação da República (1889) e a primeira década do século XXI. Para tanto, o ponto de partida desta investigação são as primeiras medidas republicanas tomadas para a institucionalização da instrução pública no Estado do Mato Grosso. Assim, o artigo proposto neste instante pretende discutir estas medidas. Esta investigação se concentrará no campo da história das instituições escolares. Ao pesquisar instituições escolares se torna imprescindível apreender o contexto histórico em que essas instituições foram concebidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Rodrigues Paulo, UFGD

Docente

André Luís Freitas da Silva, UFGD

Docente

Downloads

Publicado

28-08-2024

Como Citar

Rodrigues Paulo, M. A., & Freitas da Silva, A. L. (2024). Algumas considerações sobre a institucionalização das instituições escolares rurais/campo no Estado do Mato Grosso. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 14(16), 180–188. https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18940