Algumas considerações sobre a institucionalização das instituições escolares rurais/campo no Estado do Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18940Palabras clave:
História da Educação mato-grossense, Escolas Rurais/Campo, Instituições EscolaresResumen
Este artigo deve ser entendido como desdobramento da proposta de investigação - História e Memória das Instituições Escolares do Campo no Sul do Mato Grosso (atual Mato grosso do Sul) pensada como demanda do curso da Licenciatura em Educação do Campo – Leduc da Faculdade Intercultural Indígena – Faind da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Este projeto de pesquisa pretendia escrever a história e resgatar a memória das instituições escolares criadas para atender as populações do campo no Sul do Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul). Esta investigação examinaria como ocorreu o atendimento escolar as populações localizadas nessa região do país no período entre a Proclamação da República (1889) e a primeira década do século XXI. Para tanto, o ponto de partida desta investigação são as primeiras medidas republicanas tomadas para a institucionalização da instrução pública no Estado do Mato Grosso. Assim, o artigo proposto neste instante pretende discutir estas medidas. Esta investigação se concentrará no campo da história das instituições escolares. Ao pesquisar instituições escolares se torna imprescindível apreender o contexto histórico em que essas instituições foram concebidas.
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