Mecanismos de coesão no texto <em>Aula de Inglês</em>, de Rubem Braga.

Autores

  • Marilze Tavares Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Linguística Textual. Coesão textual. Crônica Aula de Inglês.

Resumo

A coesão é um dos fatores de textualidade que se refere à relação, à ligação e à conexão entre os elementos de um texto. Neste artigo, o objetivo é verificar como ocorrem os mecanismos de coesão no texto "Aula de Inglês", de Rubem Braga. Para a análise desse texto, serão utilizados os pressupostos teóricos da Linguística Textual, sobretudo as obras de Fávero (1997), Fávero e Koch (2000) e Koch (2001). O trabalho pretende ser um exercício de análise de um texto a partir da teoria e das classificações referentes à coesão.

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Biografia do Autor

Marilze Tavares, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora de Língua Portuguesa e Línguistica da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD.

Referências

BEUAGRANDE, Robert; DRESSLER, Wolfgang U. Einfüh-rug in die Textlinguistik. Tubingen: Max Niemeyer Verlag. 1981. Trad. Inglesa: Introduction to Textual Linguistics. London, Longman.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 4. ed. São Paulo: Ática, 1997.

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KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1999.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2001.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

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Publicado

2012-10-08

Como Citar

Tavares, M. (2012). Mecanismos de coesão no texto <em>Aula de Inglês</em>, de Rubem Braga. ARREDIA, 1(1), 102–119. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/arredia/article/view/1744

Edição

Seção

Artigos