Mecanismos de coesão no texto <em>Aula de Inglês</em>, de Rubem Braga.
Palavras-chave:
Linguística Textual. Coesão textual. Crônica Aula de Inglês.Resumo
A coesão é um dos fatores de textualidade que se refere à relação, à ligação e à conexão entre os elementos de um texto. Neste artigo, o objetivo é verificar como ocorrem os mecanismos de coesão no texto "Aula de Inglês", de Rubem Braga. Para a análise desse texto, serão utilizados os pressupostos teóricos da Linguística Textual, sobretudo as obras de Fávero (1997), Fávero e Koch (2000) e Koch (2001). O trabalho pretende ser um exercício de análise de um texto a partir da teoria e das classificações referentes à coesão.Downloads
Referências
BEUAGRANDE, Robert; DRESSLER, Wolfgang U. Einfüh-rug in die Textlinguistik. Tubingen: Max Niemeyer Verlag. 1981. Trad. Inglesa: Introduction to Textual Linguistics. London, Longman.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 4. ed. São Paulo: Ática, 1997.
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Lingüística textual: introdução. 5. ed. São Paulo:Cortez, 2000.
KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1999.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2001.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0