Gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa a surdos: propostas para uma educação bilíngue

Autores

  • Bruna Crescêncio Neves Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Surdos. Língua Portuguesa.

Resumo

Resumo: O reconhecimento da língua de sinais como língua natural do surdo através da lei nº 10.436/02 mudou completamente a realidade dos surdos no Brasil. A partir da legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (doravante Libras) o surdo passou a garantir outros direitos, como o ingresso no ensino regular. Desde então, professores e alunos buscam  um ensino de LB de qualidade e que atenda ouvintes e surdos em um mesmo contexto escolar, disponibilizando a todos um ensino que não esteja dissociado da realidade, mas que permita a apropriação de múltiplos aspectos no uso diário da língua.  Faz-se necessário formar sujeitos capazes de refletir sobre a lingua(gem), sabendo que o uso da mesma se efetiva nas relações sociais, em contextos reais, por isso a necessidade de trazer para a sala de aula discussões acerca dos gêneros textuais.  Propõe-se, desse modo, uma educação bilíngue que permita ao aluno surdo inserido no contexto ouvinte, o acesso a uma formação íntegra no que diz respeito à língua e um ensino que não fique restrito às normas gramaticais, mas que o capacite para o exercício pleno de sua segunda língua. Logo, este artigo tem como objetivo, propor diferentes formas de usos dos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa aos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Crescêncio Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Linguística/Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

BEZERRA, M. A. Ensino de Língua Portuguesa e contextos teóricometodológicos. In: DIONISIO, A.P, MACHADO, A.R; BEZERRA, M.A. (Orgs.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna. 2005. p.37-46

BRASIL. Lei 10.436 de 24/04/2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e dá outras providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10436.htm. Acesso

em: 15 jun. 2013.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-

/2005/decreto/d5626.htm> Acesso em: 15 jun.2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 14 de junho de 2013

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais – Ensino Médio – Linguagem, Códigos e suas tecnologias. Brasília: SEF/MEC, 2000. Disponível em formato pdf:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em 15

julho de 2013.

BRASIL. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa - Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952/53].

FARACO, C. A. Pesquisa Aplicada em Linguagem: Alguns Desafios Para o Novo Milênio. DELTA. 17: ESPECIAL, 2001 (1-9)

GÓES, M. C. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados, 1999.

GROSJEAN, F. Individual Bilinguism. In: The Encyclopedia of Language and Linguistics. Oxford: Pergamon Press, 1994.

LACERDA, C.B.F; LODI, A.C.B. A inclusão escolar bilíngue de alunos surdos: princípios, breve histórico e perspectivas. In: LACERDA, C.B.F; LODI, A.C.B. (org) Uma escola, duas línguas – letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.160p.

LILLO-MARTIN, D. Sign Language Acquisition Studies. In: Edith L Bavin

(Org). The Cambridge Handbook of Child Language. Cambridge

University Press, p. 400 – 416, 2009.

MACHADO, P. C. A política educacional de integração/inclusão: um olhar do egresso surdo. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.174 p.

MARCUSCHI, L. A.. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In:

DIONISIO, A.P, MACHADO, A.R, BEZERRA, M.A. (Orgs.) Gêneros

textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna. 2005. p. 19-36

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A. & XAVIER, A.C. (Orgs.) Hipertextos e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna. 2004.p. 13-67

MOURA, M. C. de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de

Janeiro, 2000.

NEVES, B.C; OLIVEIRA, L.V.B; GONÇALVES, A.P; MORAES, F.M. Os

alunos surdos do ensino médio nas escolas comuns: uma análise do ensino da Língua Portuguesa. Trabalho de Conclusão do Curso de Letras.

Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão/SC. 2010.

PETITTO, L.A.; MARENTETTE P.F. Babbling in the manual mode: Evidence

for the ontogeny of language. Science 251: p. 1493–1496, 1991.

PIRES, L.C.; CAMPOS, L.S. Gêneros textuais: Uma opção para o ensino do português escrito para estudantes surdos. Revista de Letras, vol 4, nº2. Acesso em 23 de julho de 2013. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/folio/article/view/926

PIZZIO, A. L. A variabilidade da ordem das palavras na aquisição da Língua de Sinais Brasileira: Construções com tópico e foco. Tese de Doutorado, UFSC, Florianópolis, 2006.

QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médias, 1997.

QUADROS, R. M. de; CRUZ, C. R. Língua de Sinais: Instrumentos de Avaliação – Porto Alegre: Artmed, 2011

QUADROS, R.M.; KARNOPP, L. Língua Brasileira de Sinais: Estudos

Linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. Idéias para Ensinar Português para

Alunos Surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

ROSA, E. F. Educação de surdos: entre a realidade e a utopia. In: SÁ, Nídia Regina L. de. Surdos Qual a Escola? Manaus: Editora Valer e Edua, 2011.

SANTANA, A.P. Surdez e Linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. 3.ed. São Paulo: Plexus, 2007.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Neves, B. C. (2014). Gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa a surdos: propostas para uma educação bilíngue. ARREDIA, 2(3), 20–35. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/arredia/article/view/2752

Edição

Seção

Artigos