Leitor-alfaiate: cosendo e tramando o texto
Palavras-chave:
Estética da recepção. Leitor. Vazios textuais.Resumo
Este artigo discute a presença das intituladas ‘estruturas de apelo’ ou ‘vazios textuais’ na narrativa “Imagens Desabrigadas” da escritora paranaense Luci Collin. Investiga-se, assim, a importância destas aberturas textuais para a concretização do fazer literário e de que modo contribuem para a emancipação do leitor no seu encontro com o texto. Para tal, angariamos como suporte teórico alguns conceitos trazidos pelos teóricos Wolfgang Iser e Terry Eagleton, assim como pela teoria da recepção do texto literário.Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1970.
COLLIN, Luci. Inescritos. Curitiba: Travessa dos Escritores, 2004.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Moderna, 1993.
ECO, Umberto. Lector in fábula. Traducción de Ricardo Pochtar. Tercera edición. Barcelona: Lumen, 1993.
GARCIA BARRIENTOS, J.L. La recepción literaria: el lector. In: GARCIA BARRIENTOS, J.L. El lenguaje literario. Madrid: Arco Libros, 1996.
ISER, Wolfang. A interação do texto com o leitor. In: JAUSS, H. R. et al. (Org.). A literatura e o leitor: textos de Estética da Recepção. Trad. Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 17-132.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Biblioteca Nacional, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0