Letramento literário - um caminho possível
Palavras-chave:
Letramento literário. Literatura. Ensino.Resumo
O presente trabalho foi realizado a partir de leituras e da conscientização da importância do letramento literário para a formação escolar e social dos alunos. No artigo, são apresentados os conceitos de letramento, letramento literário e sugestões de como trabalhar o tema em sala de aula, por meio da sequência básica e expandida, e através da adequada escolarização do texto literário. Para tal discussão, utilizamos como referencial teórico as contribuições de Rildo Cosson (2006), Magda Soares (2003; 2004; 2006), Kleiman (1995), Street (2014), Paulino (1998) e Fernandes (2011), autores que desenvolveram pesquisas sobre letramentos e contribuíram significativamente para os estudos nessa área. Ao final, o que se conclui é que o letramento literário tem um papel indispensável na formação de alunos/leitores, e que nos oferece uma possibilidade de estratégia metodológica no direcionamento e fortalecimento do ensino de literatura oferecido aos alunos.Downloads
Referências
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