Letramento literário – un camino posible
Palabras clave:
Letramento literario. Literatura. Enseñanza.Resumen
El presente trabajo fue realizado a partir de lecturas y da la concientización de la importancia del letramento literario para la formación escolar y social de los alumnos. En el trabajo son apresentados los conceptos de letramento, letramento literario y sugestiones de como trabajar el tema en sala de classe, por medio de la secuencia básica y expandida, a través de la adecuada escolarización del texto literario. Para tal discusión, utilizamos como referencial teórico las contribuciones de Rildo Cosson (2006), Magda Soares (2003; 2004; 2006), Kleiman (1995), Street (2014), Paulino (1998) e Fernandes (2011), autores que desarrollaron pesquisas sobre letramentos y contribuyeron significativamente para los estudios en esa área. Al final, se concluye, que el letramento literario tiene un papel indispensable en la formación de alunos/lectores, y que nos ofrece una posibilidad de estrategia metodológica en la dirección y fortalecimiento de la enseñanza de literatura ofrecida a los alumnos.Descargas
Citas
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FERNANDES, Célia Regina Delácio. Letramento literário no contexto escolar. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos (ORG.) Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas, SP: Mercados de Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2011, 321-348.
KLEIMAN, ANGELA B. (orgs.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social a escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995,
PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu: ANPED, 1998 (Anais em CD ROM).
PINHEIRO, Marta Passos. Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura literária na formação da “comunidade de leitores”. Tese de Doutorado, UFMG, 2006.
SILVA, Antonieta Mirian de O.C., SILVEIRA, Maria Inez Matozo. Leitura para fruição e letramento literário: Desafios e possibilidades na formação de leitores In.: VI EPAL – Anais, 2011.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2º. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
_______________. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF. São Paulo: Global, 2003.
_______________. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In:
EVANGELISTA, Aracy A.M.; BRANDÃO, Heliana M.B.; MACHADO, Maria Z.
V. (ORG.) Escolarização da leitura literária. 2º. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no
desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1ºed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0

