Crenças e atitudes linguísticas de estudantes indígenas do curso de letras da UFGD
DOI:
https://doi.org/10.30612/arredia.v8i13.18005Palavras-chave:
Crenças e atitudes linguísticas, Estudantes indígenas, Curso de Letras/UFGDResumo
Este estudo tem como objetivo investigar aspectos relativos às crenças e atitudes que estudantes indígenas matriculados no Curso de Letras da UFGD manifestam em relação à língua portuguesa e à língua materna (Guarani ou Kaiowá) bem como outras questões referentes a possíveis dificuldades linguísticas e não linguísticas enfrentadas para permanecer na universidade. A metodologia utilizada foi a de aplicação de questionário com perguntas objetivas e perguntas abertas a um grupo de 09 estudantes indígenas que se dispuseram voluntariamente a participar da pesquisa. O trabalho se fundamenta, teoricamente, nos estudos de Lambert; Lambert (1981), Moreno Fernandes (1998), Maher (2007), Bagno (2007), Lagares (2018) entre outros. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que a preocupação em aperfeiçoar a proficiência em língua portuguesa é um dos principais motivos que levam os estudantes ao Curso de Letras, e, ao mesmo tempo, é falta de domínio completo dessa língua a principal dificuldade desses estudantes para se manterem no curso; além disso, os participantes relatam situações de preconceito em relação às línguas indígenas utilizadas, e demonstram, eles mesmos, algumas avaliações negativas em relação à língua materna indígena.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: O que é, como se faz. 49.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
BLOOMFIELD, Leonard. Language. Londres: Fakenham and Reading, 1933.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
FENNER, Any Fenner. Crenças e atitudes linguísticas: um estudo comparativo de línguas em contato em duas comunidades do oeste paranaense (2013), 267 f. (Doutorado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2013.
FERGUSON, Charles. Diglossia. In: FONSECA, M.S.V.; NEVES, M. F. (orgs.) Sociolinguística. (Trad.de E. N. Araújo Jorge). Rio de Janeiro: Eldorado, 1974 [1966], p. 225-240.
GONZÁLEZ MARTÍNEZ, Juan. Metodología para el estudio de las actitudes lingüísticas. Actas del XXXVII Simposio Internacional de la Sociedad Española de Lingüística (SEL), Departamento de Lingüística hispánica y Lenguas modernas. Pamplona, Servicio de Publicaciones de la Universidad de Navarra, 2008. p. 229-238.
LAGARES, Xoán Carlos. Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola, 2018.
LAMBERT, William; LAMBERT, Wallace. Psicologia social. Trad. Dante Moreira Leite. São Paulo: Zahar Editores, 1981.
LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
MAHER, Terezinha Machado. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.
MORENO FERNÁNDEZ, Francisco. Principios de sociolingüística y sociologia del lenguaje. Barcelona: Ariel, 1998.
TRASK, R. L. Dicionário de Linguagem e Linguística. São Paulo: Contexto, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0