O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação

Autores/as

  • Alexandra Santos Pinheiro UFGD

Palabras clave:

Letramento literário. Formação inicial de docentes. Texto literário.

Resumen

O presente texto buscar compreender qual a relação que o estudante do curso de Letras mantem com a leitura literária. Com base no conceito de letramento, que objetiva um ensino da língua relacionado com o cotidiano dos estudantes, esperamos apontar as deficiências da Educação Básica a partir da formação inicial dos docentes. O corpus de análise constitui-se em vinte e seis memoriais escritos, ao longo de 2013, por alunos do último ano do curso de Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Na escrita de suas histórias, embora sobressaia a dificuldade financeira para o acesso ao livro literário, é possível visualizar lembranças de leitura que marcaram suas vidas porque permitiram relacionar o conteúdo abordado na obra com experiências vividas por eles. Entretanto, é notória a falta, entre os estudantes, de uma prática de leitura, seja ela relacionada à literatura oral ou escrita. A análise dos memoriais aponta para a necessidade de que o letramento literário e a mediação de leitura façam parte da formação dos graduandos de letras, a fim de que os futuros professores possam vivenciar, na graduação, a experiência da leitura literária que não tiveram ao longo de suas trajetórias. Ao assumir a tarefa de formar leitores literários nos cursos de Letras (e demais licenciaturas), a universidade, indiretamente, estará contribuindo para que o letramento literário ocorra também na Educação Básica.

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Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Pinheiro, A. S. (2014). O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação. Raído, 8(17), 139–154. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3552

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS