‘O poder da sala de aula’ - produções discursivas no contexto da formação inicial de professores para o Ensino Fundamental I

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16384

Palabras clave:

formação inicial de professores, intersubjetividade, enunciado, autoria e formação

Resumen

Inseridas na formação inicial de professores temos como objetivo problematizar algumas experiências vividas nas disciplinas do eixo teórico-prático do currículo, com vistas a fornecer subsídios para o adensamento teórico sobre as relações possíveis entre leitura de literatura e formação profissional docente. Amparadas nos aspectos trans/inter/multi, da Linguística Aplicada, retomamos produções acadêmicas das/dos estudantes no cotidiano universitário de formação. Entendemos que o processo de formação se constitui na intersubjetividade, mediado pela linguagem. Apoiadas na perspectiva do Círculo de Bakhtin, que destaca a centralidade da linguagem e do outro na constituição de nossa subjetividade, buscamos angariar pistas, indícios, tal como guia o paradigma indiciário, nos enunciados produzidos no contexto do processo de reflexão das/dos discentes que envolve a experiência inicial da docência. Nossas práticas pedagógicas se orientam pelos sentidos ético e estético da formação, uma vez que ambos se constituem na dimensão de compreensão pela vivência, mais do que pela explicação, produzindo saberes em si e no outro; e em nós, professoras e pesquisadoras, a indagação sobre o que podemos aprender, como formadoras de professores, com as produções das/dos estudantes em formação. As abordagens assumidas durante o processo de ensino mediado pela prática da leitura de literatura e com as artes em geral, alimentam o olhar estético, ético e polêmico, o que tem nos mostrado caminhos na construção de autorias no dizer-se/narrar-se professora/professor.

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Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Guedes-Pinto, A. L., & Ometto, C. B. de C. N. . (2022). ‘O poder da sala de aula’ - produções discursivas no contexto da formação inicial de professores para o Ensino Fundamental I. Raído, 16(40), 218–237. https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16384

Número

Sección

Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da LA