Fabricando paraquedas coloridos: linguística aplicada, decolonialidade e formação de professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11943

Keywords:

Linguística Aplicada. Decolonialidade. Formação de Professores

Abstract

Neste ensaio, tenho como objetivo construir uma compreensão sobre alguns desafios da Linguística Aplicada indisciplinar na formação docente (MOITA LOPES, 2006; 2009; CAVALCANTI, 2013; MILLER, 2013) que, em diálogo com as lentes decoloniais (MIGNOLO, 2003; 2005; QUIJANO, 2010; WALSH, 2013; MALDONADO-TORRES, 2019; GROSFOGUEL, 2019), apresenta perspectivas para uma formação de professores de línguas comprometida com a justiça social. Intercalo uma reflexão epistêmica em diálogo com as práticas que me engajo enquanto formador de professores de língua portuguesa na graduação e pós-graduação na área de Letras/Linguística Aplicada, mobilizando algumas cenas da sala de aula e pesquisas. Para isso, discuto o tema da Linguística Aplicada na formação de professores e a sua agenda crítica já assumida no contexto brasileiro; elenco alguns princípios dos estudos decoloniais, em especial da pedagogia decolonial; e proponho alguns “paraquedas coloridos” para a formação de professores de línguas considerando essas perspectivas. Ao fim, concluo com algumas implicações e desafios para uma formação docente orientada pela linguística aplicada interseccionada com os princípios discutidos, considerando estratégias que podem ajudar a “sulear” (FREIRE, 1992) uma educação calcada na esperança de um mundo social menos desigual.

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Author Biography

Alexandre José Cadilhe, Universidade Federal de Juiz de Fora - Professor Adjunto

Doutor em Estudos da Linguagem pela UFF; Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ; Professor Adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF.

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Published

2020-12-10

How to Cite

Cadilhe, A. J. (2020). Fabricando paraquedas coloridos: linguística aplicada, decolonialidade e formação de professores. Raído, 14(36), 56–79. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11943

Issue

Section

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada