Relatório de estágio supervisionado: prática pedagógico-discursiva constitutiva da formação docente inicial no Curso de Letras
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5681Palabras clave:
Relatórios de Estágio. Práticas discursivas. Formação docente.Resumen
O presente artigo apresenta recorte de tese defendida no âmbito da Linguística Aplicada e visa focalizar, especificamente, as constituições discursivas de professores de língua portuguesa em processo de formação inicial, suas implicações para uma reflexão propositiva sobre a constituição curricular do curso de Letras do qual emergem tais enunciados e, sobretudo, a função inerentemente formadora do gênero escrito acadêmico em questão. O desdobramento analítico dos relatórios ancora-se nos aportes teórico-metodológicos bakhtinianos e nos aportes teórico-epistemológicos da Linguística Aplicada atualmente em voga. O primeiro, orienta a metodologia de pesquisa, tomando a escrita dos alunos em sua instância discursivo-enunciativa; a segunda, subsidia sobretudo a apreensão dos enunciados constituídos por compreensões muito díspares sobre o ensino e o professor de língua portuguesa na educação básica em relação ao que se defende atualmente e se vê legitimado nas diretrizes educacionais voltadas a esse segmento.Descargas
Citas
AMORIM. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemológica. In: FREITAS, Maria Teresa; JOBIM E SOUZA, Solange; KRAMER, Sonia. Ciências humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003, p.11 – 25.
BAKHTIN. Estética da criação verbal. Trad. do russo por Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1979].
_______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução do russo por Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 2010 [1975].
_______. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 14. ed. São Paulo. Hucitec, 2010 [1929].
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
_______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP1. Brasília, 2002.
_______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP2. Brasília. 2015.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009 [2003].
RODRIGUES, Rosângela Hammes. A constituição e o funcionamento do gênero jornalístico artigo: cronotopo e dialogismo. 2001. 356 f. Tese (Doutorado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2001.
RODRIGUES, Rosângela Hammes; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Língua Materna. Florianópolis: DLLV-CCE-UFSC, 2011.
MENDONÇA, Fernanda Dias de Los Rios. Discurso de professores de Língua Portuguesa em formação: uma análise dialógica de relatórios de estágio supervisionado de observação. 2014. 206 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.