O curso de Magistério Rural e a organização curricular na formação do professor leigo primário no município de Dourados-MT (década de 70 do século XX)

Ana Paula Fernandes da Silva Piacentine, Alessandra Cristina Furtado

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a implantação e o funcionamento do curso de Magistério Rural, instalado no município de Dourados,  na década de 1970. Esse recorte justifica-se por sinalizar o período de criação e vigência do curso. Recorre-se a um referencial teórico voltado para a História, Memória, História da Educação, entre outros. Para desenvolver este trabalho, foram utilizados documentos preservados em Arquivos, Museus e Centros de Documentação e entrevistas com professores e alunos. Esse curso configurou-se com uma cultura escolar específica, que permite compreender as particularidades e as experiências realizadas na formação de professores leigos rurais primários do município de Dourados, no sul de Mato Grosso, na década de 1970.

Palavras-chave


História da educação. Magistério Rural. Ensino primário. Formação de professores primários rurais.

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DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9459

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