Histórias em Quadrinhos e Resolução de Problemas no Ensino da Matemática: Uma prática com licenciandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17541

Palavras-chave:

HQs no Ensino da Matemática, Resolução de Problemas, Tecnologias Digitais

Resumo

Em um processo colaborativo de formação inicial docente, buscamos compreender o papel das Histórias em Quadrinhos (HQs), no formato digital, e da Resolução de Problemas no ensino da Matemática. A pesquisa contou com a participação de 12 acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado de Mato Grosso e foi realizada em uma das disciplinas de seu curso. A pesquisa é de cunho experimental e foi utilizada a abordagem qualitativa para a produção e análise dos dados. A análise foi realizada a partir das capturas de prints das produções dos colaboradores, dos diálogos inferidos em uma roda de conversa e da observação dos acadêmicos durante o desenvolvimento do experimento didático-formativo. A pesquisa revelou que tais recursos favorecem o diálogo entre professor e estudante, permitem a fala e a expressão por diferentes formas de linguagem e abrem espaço para uma formação mais social, onde o estudante se coloca de acordo com sua identidade e contexto social e cultural no processo de produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilene de Souza Brito Rocha, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

Fabio Antunes Brun de Campos, UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Doutorando em Educação Matemática (PPGEDUMAT), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui Especialização em Ensino de Matemática (CEUCLAR) e em Matemática para a Educação Básica (UFMT). Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Minéia Cappellari Fagundes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, faz parte do corpo docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM, e no Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT. Atua em pesquisas e extensões envolvendo Matemática Aplicada e Objetos Digitais de Aprendizagem

Aparecida Santana de Souza Chiari, UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Referências

Dante, L. R. (2005). Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática.

Fioresi, C. A.; Cunha, M. B. (2019). A Leitura de Textos de Divulgação Científica e a Produção de Histórias em Quadrinhos. Areté. Manaus, v. 12, n. 26, p. 1-15. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1647. Acesso em: novembro de 2023.

Goldenberg, M. (2004). A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8ª ed. – Rio de Janeiro: Record.

Luz, J. A.; Travassos, Wilian Barbosa; Proença, Marcelo Carlos de. (2021). Resolução de problemas e o ensino de equações do primeiro grau: um diálogo com professores. Revista Tangram. Dourados, v 5, n. 4, 2022. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13639. Acesso em: novembro de 2023.

Neves, J. D.; Resende, M. R. (2014). O Experimento Didático como Metodologia de Pesquisa: Um Estudo na Perspectiva do “Estado do Conhecimento”. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação/Centro-Oeste: contradições e desafios para a transformação social, Goiânia. Anais XII Encontro de Pesquisa em Educação/Centro-Oeste, p. 1-16. Disponível em: https://sites.pucgoias.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp-content/uploads/sites/61/2018/05/Jos%C3%A9-Divino-Neves_-Marilene-Ribeiro-Resende.pdf . Acesso em: novembro de 2023.

Onuchic, L. D. L. R. (1999). Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, p.199-220. Disponível em: http://www.im.ufrj.br/~nedir/disciplinas-Pagina/Lourdes_Onuchic_Resol_Problemas.pdf. Acesso em: novembro de 2023.

Onuchic, L. D. L. R.; Allevato, N. S. G. (2011). Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Mathematics Education Bulletin. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/72994. Acesso em: novembro de 2023.

Pellin, J. B.; Langer, A. E. S. (2016). A Resolução de Problemas e as Histórias em Quadrinhos. IN: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Cadernos PDE. Paraná, p. 2-27. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_mat_unioeste_jacintabandeirapellin.pdf. Acesso em: novembro de 2023.

Pereira, A. C. C. (2016). Utilizando Quadrinhos Como Interface entre Matemática e Ensino por Meio de Episódios e Sequências Didáticas na Formação Inicial de Professores. Revista Temporis [Ação] (Periódico acadêmico de História, Letras e Educação da Universidade Estadual de Goiás). Anápolis, v. 6, n. 02, p. 308-328. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4632. Acesso em: novembro de 2023.

Peripolli, P. Z.; Barin, C. S. (2018). O uso pedagógico de histórias em quadrinhos no ensino de matemática. CIET:EnPED, São Carlos. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/239. Acesso em: novembro de 2023.

Pixton. Disponível em: https://www.pixton.com. Acesso em: novembro de 2023.

Polya, G. (1995). A Arte de Resolver Problemas: Um Novo Aspecto do Método Matemático. Tradução Heitor Lisboa de Araújo. Editora Interciência Ltda. Rio de Janeiro, nº 2. Disponível em: http://im.ufrj.br/~nedir/disciplinas-Pagina/Polya-Arte_Resolver_Problemas.pdf. Acesso em: novembro de 2023.

Rocha, M. S. B.; Campos, F. A. B. (2020). A utilização e a criação de Histórias em Quadrinhos no processo de ensino. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/17048. Acesso em: novembro de 2023.

Silveira, M. C. (2002). Produção de significados sobre matemática nos cartuns. Dissertação (mestrado em educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2363. Acesso em: novembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

Marcilene de Souza Brito Rocha, Fabio Antunes Brun de Campos, Minéia Cappellari Fagundes, & Aparecida Santana de Souza Chiari. (2024). Histórias em Quadrinhos e Resolução de Problemas no Ensino da Matemática: Uma prática com licenciandos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(2), 63–84. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17541

Edição

Seção

Artigos