O uso do origami adaptado para o ensino das formas geométricas planas a uma aluna com deficiência visual

Autores/as

  • Tainá Natielle Barbosa da Cruz Universidade Federal do Pará
  • Robson dos Santos Ferreira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8333

Resumen

Neste artigo discutimos as potencialidades do origami no desenvolvimento de conceitos e de caracterização de figuras geométricas planas. As discussões aqui apresentadas fazem parte de uma experiência de ensino realizada durante o curso de licenciatura em matemática. Os resultados apontam para o potencial da utilização do origami no desenvolvimento de conceitos relacionados às figuras planas, tais como: número de lados e suas medidas, a ideia de lados opostos, lados paralelos, dentre outras. Notamos dificuldades nas formas de representação dos ângulos, o que indica a necessidade de desenvolver outras estratégias para se trabalhar essa representação com alunos cegos. Diante da necessidade cada vez maior de recursos metodológicos para o ensino de Geometria, especialmente para os alunos cegos, consideramos que as discussões fomentadas contribuem para o trabalho com conceitos geométricos voltados a alunos deficientes visuais, ainda na primeira etapa do ensino fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tainá Natielle Barbosa da Cruz, Universidade Federal do Pará

Aluna do curso de Especialização em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Pará campus universitário do Marajó/Breves

Robson dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Pará

Professor da Faculdade de Matemática da UFPA campus universitário do Marajó/Breves atuando na área do Ensino de Matemáticas e suas Tecnologias.

Citas

Brasil. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília.

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília.

Fernandes, S. H. A. A, Healy, L. (2016). Rumo à Educação Matemática Inclusiva: reflexões sobre nossa jornada. REnCiMa, Edição Especial: Educação Matemática, 7 (4), 28-48).

Publicado

2018-06-27

Cómo citar

Cruz, T. N. B. da, & Ferreira, R. dos S. (2018). O uso do origami adaptado para o ensino das formas geométricas planas a uma aluna com deficiência visual. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(3), 108–119. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8333

Número

Sección

Experiencias pedagógicas