Análise Curricular dos Cursos Presenciais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Uma Abordagem Acerca da Inserção e da Obrigatoriedade das Temáticas de Identidade de Gênero e Sexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18503

Palavras-chave:

Ensino, Educação Sexual, Preconceito, Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s)

Resumo

Ter disciplinas na graduação que abordem conteúdos considerados tabus na sociedade, como identidade de gênero e/ou sexualidade, contribuindo na formação de profissionais e na construção da figura antipreconceito. Assim, buscamos nesta pesquisa, através de uma abordagem quantitativa, realizar um levantamento das disciplinas presentes nos cursos presenciais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que trabalhem essas temáticas. Os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) foram utilizados para conduzir o procedimento metodológico. Diante disso, dos 34 cursos oferecidos pela UFGD, nove não incluem disciplinas que tratam desses temas, e para os 25 cursos que o fazem, a representatividade é baixa, visto que das 2324 disciplinas, somente 60 delas envolvem esses conteúdos, mesmo que não sejam todas obrigatórias. A pesquisa enfatiza a importância da inclusão efetiva de Identidade de gênero e Sexualidade nos currículos, promovendo a conscientização e o combate de preconceitos na sociedade.

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Biografia do Autor

Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestrando(a) no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde é bolsista pelo Carrefour. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências de Mato Grosso do Sul, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui 5 Especializações em andamento pela Faculdade de Minas - Facuminas, sendo elas, "Educação, Gêneros e Sexualidade", "Violência Escolar", "Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais", "Direito Homoafetivo e de Gênero" e "Educação Especial/Inclusiva e múltiplas deficiências".Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - 2022, atuou como bolsista pela Capes no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Dourados (2021-2022). Durante o mestrado foi membro da Comissão de Eventos (2023-2024) e Representante Discente no Conselho Diretor da FACET (2024) do PPGECMat. Desenvolveu trabalhos na área de Educação, Meio Ambiente, Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia e Ciências, Sustentabilidade Ambiental, Zoologia, Identidade de gênero e Sexualidade. Áreas de interesse: Sexualidade, Questões de gênero no ambiente escolar e Biologia em geral. Principal metodologia adotada: Estado da Arte (Ferreira, 2002). Atualmente trabalhando na dissertação denominada "Identidade de Gênero e Sexualidade: O Estado da Arte das Universidades Publicas do Mato Grosso do Sul"

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Orientadora nos programas: Mestrado em Educação e Territorialidade (FAIND-UFGD) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matematica (FACET-UFGD). Integrante nos respectivos grupos de pesquisa:Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (UFTM); Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Diversa (UFAM). Experiência em: formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá em ensino de ciências; formação de professores em Ciências Biológicas; Elaboração de metodologias de ensino e aprendizagem de ciências e biologia em contextos interculturais. Áreas de interesse para pesquisa: CTSA, Formação de professores indígenas e camponeses numa perspectiva freireana; Epistemologia da Ciência/Biologia; Didática da Biologia

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Santos, D. C. M. dos, & Yamazaki, R. M. de O. (2024). Análise Curricular dos Cursos Presenciais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Uma Abordagem Acerca da Inserção e da Obrigatoriedade das Temáticas de Identidade de Gênero e Sexualidade. RealizAção, 11(21), e024004. https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18503

Edição

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Artigos