Curso de formação extensionista: desafios e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16137Palavras-chave:
Extensão Universitária, Graduação, EducaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo relatar a implantação da primeira edição do Curso de Formação de Extensionista da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul que iniciou em 2021 e que foi planejado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. O curso foi desenvolvido com o apoio dos membros que compõem o Comitê de Extensão e o Comitê de Cultura, Esporte e Lazer. O modelo autoinstrucional de ensino a distância do Curso de Formação de Extensionista foi ancorado na Teoria do Design Instrucional. O curso foi dividido em quatro unidades educacionais e com carga horária total de 40 horas. Participaram da primeira edição 105 pessoas entre acadêmicos, docentes e técnicos administrativos. A avaliação sobre o curso foi positiva, pois além de elogios houve muitas sugestões que foram essenciais para a elaboração da segunda edição do curso que ocorreu no primeiro semestre de 2022.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 6
jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 07 de 18 de dezembro de 2018 que dispõe sobre as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Disponível em https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 7 jul. 2022.
CONSTANCIO, Fernando Gianelli; NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; COSTA, João Paulo C. L. da. Proposta de Modelo Addie Estendido com Aplicação nos Cursos Autoinstrucionais Mediados por Tecnologias na Escola Nacional de Administração Pública - XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2016. Disponível em<http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/upload/105.pdf> Acesso em 05 abr 2018
COSTA, José Fernando Andrade. Articulação entre pesquisa, ensino e extensão: Um desafio que permanece. Rev. Ciênc. Ext. v.14, n.2, p.9-19, 2018.
DEUS, Sandra de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM, 2020.
FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina M. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
JULIANI, Douglas Paulesky. Formação de Extensionistas: construção coletiva de projeto de curso com base na inovação social. Revista Conexão UEPG v.15, n.3, p.310-316, 2019. DOI:10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0011
LISBÔA FILHO, Flavi Ferreira. Extensão universitária: gestão, comunicação e desenvolvimento regional. Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2022.
OLIVEIRA, Carla Viviane Novais Cabral de; TOSTA, Marielce de Cássia Ribeiro; FREITAS, Rodrigo Randow de. Curricularização da Extensão Universitária: uma análise bibliométrica. Brazilian Journal of Production Engineering, v.6, n.2, p. 114-127, 2020.
RAMOS, Daniela Karine. Aspectos pedagógicos e tecnológicos da concepção e desenvolvimento de propostas de E-learning. Colabor@ - A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 3, n. 9. P. 1-14, 2005.
Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/116/99
SOUZA, Nidene Cardena. A Extensão Universitária como promotora de desenvolvimento: análise da extensão na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado) – Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2021.
UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Resolução CEPE-UEMS nº 1.645, de 24 de maio de 2016. Política da Extensão Universitária e a normatização das ações de Extensão no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Relatório Anual das Atividades- PROEC, 2018. Disponível em: http://www.uems.br/assets/uploads/proap/planejamento/1_2019-04-05_16-10-05.pdf.
Acesso em: 30 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcia Regina Alvarenga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.