Análisis curricular de las carreras presenciales de la universidad federal de la grande dourados (ufgd): un enfoque sobre la inclusión y la obligatoriedad de las temáticas de identidad de género y sexualidad
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18503Palabras clave:
Enseñanza, Educación Sexual, Prejuicio, Proyectos Pedagógicos de Curso (PPCs)Resumen
Tener asignaturas en la carrera universitaria que aborden contenidos considerados tabú en la sociedad, como la identidad de género y/o la sexualidad, contribuye a la formación de profesionales y a la construcción de una figura antidiscriminación. Por lo tanto, en esta investigación, buscamos realizar un relevamiento de las asignaturas presentes en los cursos presenciales de la Universidad Federal de Grande Dourados (UFGD) que trabajen con estas temáticas, a través de un enfoque cuantitativo. Los Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC) se utilizaron para guiar el procedimiento metodológico. En este sentido, de los 34 cursos ofrecidos por la UFGD, nueve no incluyen asignaturas que aborden estos temas, y para los 25 cursos que sí lo hacen, la representatividad es baja, ya que de las 2324 asignaturas, solo 60 abordan estos contenidos, aunque no todas sean obligatorias. La investigación enfatiza la importancia de la inclusión efectiva de la identidad de género y la sexualidad en los planes de estudio, promoviendo la conciencia y combatiendo los prejuicios en la sociedad.
Descargas
Citas
Altmann, Helena. Diversidade sexual e educação: desafios para a formação docente. Sexualidad, salud y sociedad – Revista latino-americana. Rio de Janeiro, n. 3, p. 69-82, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-64872013000100004
ARAÚJO, Ana Beatriz Carvalho; DEVIDE, Fabiano Pries. “Gênero” e “Sexualidade” na formação em educação física: uma análise dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior públicas do Rio de Janeiro. Arquivos em Movimento, v. 15, n. 1, p. 25-41, 2019.
BORGES, Maritza Rodrigues et al. Sexual behaviour among initial academic students. Rev. pesqui. cuid. fundam. [Internet]. 2015. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2505-2515
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação. Fundação Universidade Federal da Grande Dourados. Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFGD, Dourados – MS, 1º de julho de 2010. disponibilizado em: <_Regulamento dos Cursos de Graduação_Aprovado_01_07_10 (ufgd.edu.br) >
CÉSAR, Maria Rita de Assis; DUARTE, André de Macedo; SIERRA, Jamil Cabral. Governamentalização do Estado, movimentos LGBT e escola: capturas e resistências. Educação, v. 36, n. 2, p. 192 - 200, 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84827901007>.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019. 143 p.
GUIMARÃES, Eduardo Barbosa de Menezes; et al. PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO EM ANÁLISE: GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2022. pág. 3-4. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4903
MACHADO, Diogo França; LOCKS, Geraldo Augusto. GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESTRUTURA CURRICULAR DE UM CURSO DE PSICOLOGIA NA SERRA CATARINENSE. Colóquio Internacional de Educação, v. 2, n. 1, p. 825-836, 2014.
MIRANDA, Cynthia Mara; SANTOS, Ana Paula. Lute como uma menina: questões de gênero nas ocupações das escolas de São Paulo em 2016. Revista Observatório, v. 3, p. 417-444, 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p417
MOIZÉS, Julieta Seixas; BUENO, Sonia Maria Villela. Compreensão sobre sexualidade e sexo nas escolas segundo professores do ensino fundamental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 44(1), 205–212. 2010, doi: 10.1590/ S0080-62342010000100029. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000100029
PIRES, Manuella, Aragão. Gênero e sexualidade nos currículos de formação em Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe. 2021. pág. 79-94.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 RealizAção
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.