Análisis curricular de las carreras presenciales de la universidad federal de la grande dourados (ufgd): un enfoque sobre la inclusión y la obligatoriedad de las temáticas de identidad de género y sexualidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18503

Palabras clave:

Enseñanza, Educación Sexual, Prejuicio, Proyectos Pedagógicos de Curso (PPCs)

Resumen

Tener asignaturas en la carrera universitaria que aborden contenidos considerados tabú en la sociedad, como la identidad de género y/o la sexualidad, contribuye a la formación de profesionales y a la construcción de una figura antidiscriminación. Por lo tanto, en esta investigación, buscamos realizar un relevamiento de las asignaturas presentes en los cursos presenciales de la Universidad Federal de Grande Dourados (UFGD) que trabajen con estas temáticas, a través de un enfoque cuantitativo. Los Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC) se utilizaron para guiar el procedimiento metodológico. En este sentido, de los 34 cursos ofrecidos por la UFGD, nueve no incluyen asignaturas que aborden estos temas, y para los 25 cursos que sí lo hacen, la representatividad es baja, ya que de las 2324 asignaturas, solo 60 abordan estos contenidos, aunque no todas sean obligatorias. La investigación enfatiza la importancia de la inclusión efectiva de la identidad de género y la sexualidad en los planes de estudio, promoviendo la conciencia y combatiendo los prejuicios en la sociedad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestrando(a) no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde é bolsista pelo Carrefour. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências de Mato Grosso do Sul, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui 5 Especializações em andamento pela Faculdade de Minas - Facuminas, sendo elas, "Educação, Gêneros e Sexualidade", "Violência Escolar", "Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais", "Direito Homoafetivo e de Gênero" e "Educação Especial/Inclusiva e múltiplas deficiências".Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - 2022, atuou como bolsista pela Capes no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Dourados (2021-2022). Durante o mestrado foi membro da Comissão de Eventos (2023-2024) e Representante Discente no Conselho Diretor da FACET (2024) do PPGECMat. Desenvolveu trabalhos na área de Educação, Meio Ambiente, Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia e Ciências, Sustentabilidade Ambiental, Zoologia, Identidade de gênero e Sexualidade. Áreas de interesse: Sexualidade, Questões de gênero no ambiente escolar e Biologia em geral. Principal metodologia adotada: Estado da Arte (Ferreira, 2002). Atualmente trabalhando na dissertação denominada "Identidade de Gênero e Sexualidade: O Estado da Arte das Universidades Publicas do Mato Grosso do Sul"

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Orientadora nos programas: Mestrado em Educação e Territorialidade (FAIND-UFGD) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matematica (FACET-UFGD). Integrante nos respectivos grupos de pesquisa:Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (UFTM); Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Diversa (UFAM). Experiência em: formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá em ensino de ciências; formação de professores em Ciências Biológicas; Elaboração de metodologias de ensino e aprendizagem de ciências e biologia em contextos interculturais. Áreas de interesse para pesquisa: CTSA, Formação de professores indígenas e camponeses numa perspectiva freireana; Epistemologia da Ciência/Biologia; Didática da Biologia

Citas

Altmann, Helena. Diversidade sexual e educação: desafios para a formação docente. Sexualidad, salud y sociedad – Revista latino-americana. Rio de Janeiro, n. 3, p. 69-82, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-64872013000100004

ARAÚJO, Ana Beatriz Carvalho; DEVIDE, Fabiano Pries. “Gênero” e “Sexualidade” na formação em educação física: uma análise dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior públicas do Rio de Janeiro. Arquivos em Movimento, v. 15, n. 1, p. 25-41, 2019.

BORGES, Maritza Rodrigues et al. Sexual behaviour among initial academic students. Rev. pesqui. cuid. fundam. [Internet]. 2015. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2505-2515

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Fundação Universidade Federal da Grande Dourados. Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFGD, Dourados – MS, 1º de julho de 2010. disponibilizado em: <_Regulamento dos Cursos de Graduação_Aprovado_01_07_10 (ufgd.edu.br) >

CÉSAR, Maria Rita de Assis; DUARTE, André de Macedo; SIERRA, Jamil Cabral. Governamentalização do Estado, movimentos LGBT e escola: capturas e resistências. Educação, v. 36, n. 2, p. 192 - 200, 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84827901007>.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019. 143 p.

GUIMARÃES, Eduardo Barbosa de Menezes; et al. PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO EM ANÁLISE: GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2022. pág. 3-4. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4903

MACHADO, Diogo França; LOCKS, Geraldo Augusto. GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESTRUTURA CURRICULAR DE UM CURSO DE PSICOLOGIA NA SERRA CATARINENSE. Colóquio Internacional de Educação, v. 2, n. 1, p. 825-836, 2014.

MIRANDA, Cynthia Mara; SANTOS, Ana Paula. Lute como uma menina: questões de gênero nas ocupações das escolas de São Paulo em 2016. Revista Observatório, v. 3, p. 417-444, 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p417

MOIZÉS, Julieta Seixas; BUENO, Sonia Maria Villela. Compreensão sobre sexualidade e sexo nas escolas segundo professores do ensino fundamental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 44(1), 205–212. 2010, doi: 10.1590/ S0080-62342010000100029. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000100029

PIRES, Manuella, Aragão. Gênero e sexualidade nos currículos de formação em Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe. 2021. pág. 79-94.

Publicado

2024-09-30

Cómo citar

Santos, D. C. M. dos, & Yamazaki, R. M. de O. (2024). Análisis curricular de las carreras presenciales de la universidad federal de la grande dourados (ufgd): un enfoque sobre la inclusión y la obligatoriedad de las temáticas de identidad de género y sexualidad. RealizAção, 11(21), e024004. https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18503