Curricular analysis of in-person courses at the federal university of grande dourados (ufgd): an approach to the inclusion and mandatory nature of gender and sexuality themes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18503

Keywords:

Teaching, Sex Education, Prejudice, Course Pedagogical Projects (PPCs)

Abstract

Having disciplines in undergraduate studies that address taboo subjects in society, such as gender identity and/or sexuality, contributes to the formation of professionals and the construction of an anti-prejudice figure. Thus, in this research, we aim to conduct a quantitative survey of the disciplines offered in the face-to-face courses at the Federal University of Grande Dourados (UFGD) that work with these themes. The Course Pedagogical Projects (CPPs) were used to guide the methodological procedure. Accordingly, out of the 34 courses offered by UFGD, nine do not include disciplines that address these topics, and for the 25 courses that do, the representation is low, as out of 2324 disciplines, only 60 of them involve these contents, even if they are not all mandatory. The research emphasizes the importance of the effective inclusion of Gender Identity and Sexuality in the curricula, promoting awareness and combating prejudices in society.

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Author Biographies

Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestrando(a) no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde é bolsista pelo Carrefour. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências de Mato Grosso do Sul, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui 5 Especializações em andamento pela Faculdade de Minas - Facuminas, sendo elas, "Educação, Gêneros e Sexualidade", "Violência Escolar", "Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais", "Direito Homoafetivo e de Gênero" e "Educação Especial/Inclusiva e múltiplas deficiências".Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - 2022, atuou como bolsista pela Capes no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Dourados (2021-2022). Durante o mestrado foi membro da Comissão de Eventos (2023-2024) e Representante Discente no Conselho Diretor da FACET (2024) do PPGECMat. Desenvolveu trabalhos na área de Educação, Meio Ambiente, Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia e Ciências, Sustentabilidade Ambiental, Zoologia, Identidade de gênero e Sexualidade. Áreas de interesse: Sexualidade, Questões de gênero no ambiente escolar e Biologia em geral. Principal metodologia adotada: Estado da Arte (Ferreira, 2002). Atualmente trabalhando na dissertação denominada "Identidade de Gênero e Sexualidade: O Estado da Arte das Universidades Publicas do Mato Grosso do Sul"

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Orientadora nos programas: Mestrado em Educação e Territorialidade (FAIND-UFGD) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matematica (FACET-UFGD). Integrante nos respectivos grupos de pesquisa:Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (UFTM); Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Diversa (UFAM). Experiência em: formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá em ensino de ciências; formação de professores em Ciências Biológicas; Elaboração de metodologias de ensino e aprendizagem de ciências e biologia em contextos interculturais. Áreas de interesse para pesquisa: CTSA, Formação de professores indígenas e camponeses numa perspectiva freireana; Epistemologia da Ciência/Biologia; Didática da Biologia

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Published

2024-09-30

How to Cite

Santos, D. C. M. dos, & Yamazaki, R. M. de O. (2024). Curricular analysis of in-person courses at the federal university of grande dourados (ufgd): an approach to the inclusion and mandatory nature of gender and sexuality themes. RealizAção, 11(21), e024004. https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18503