COVID-19, e agora? Resultados de um projeto de extensão durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.15967

Palavras-chave:

Behaviorismo Radical, Mídias sociais, Saúde

Resumo

A COVID-19, nova doença causada pelo novo coronavírus, foi declarada como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020. A declaração de pandemia trouxe uma realidade inédita para a Psicologia. Embora em crescente produção sobre o tema, observa-se uma lacuna relativa à literatura extensionista. Neste artigo são apresentados os resultados do projeto de extensão Grupo Virtual de Estudos em Análise do Comportamento (GVEAC), realizado entre maio e outubro de 2020, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). São discutidas as seguintes temáticas: (1) apresentação do projeto, (2) descrição das atividades realizadas e (3) resultados obtidos durante a execução do mesmo. O grupo foi composto por docentes, pesquisadores e acadêmicos de Psicologia da cidade de Dourados – MS, totalizando 25 pessoas. Deste total, 10 compuseram a equipe executiva do Grupo, responsável pela produção de folhetos informativos e da divulgação por meio de rede social e aplicativos de comunicação. Foram realizados e compartilhados 10 documentos. Ainda que se trate de um relato de experiência, são apresentadas reflexões para propostas de extensão que possam vigorar no período de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, V. C.; GUIMARÃES, T. M. M.; ALMEIDA, J. A. T.; VANDERLON, Y.; ABDALA, M. Promoção de isolamento social na pandemia de COVID-19: Considerações da análise comportamental da cultura. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 16, n. 1, p. 31-40, 2020.

BANACO, R. A. Podemos nos beneficiar das ciências do comportamento? In: BANACO, R. A. (org.). Sobre comportamento e Cognição: Aspectos teóricos, metodológicos e de formação em Análise do Comportamento e terapia cognitivista. Santo André: ESETEC, 1997, p. 470-480.

BISSOLI, E. B.; FONSECA, C. M.; SOUSA, V. P. A clínica comportamental no enfrentamento do COVID-19: Uma discussão teórica possível. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 16, n. 2, p. 183-191, 2020.

BUFFARDI, L.; CAMPBELL, W. K. Narcissism and Social Networking Web Sites. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 34, p. 1303-1314, 2008.

CALHEIROS, T. C.; CINEL, K. C.; SATO, M. M. L.; MELO, C. M.; GON, M. C. C. Introdução à Análise do Comportamento aplicada à área da saúde: fundamentos, conceitos e exemplos. In: D. L. O. VILAS BOAS; F. CASSAS; H. L. GUSSO; P. C. M. MAYER (org.). Comportamento em foco: Processos clínicos e de saúde. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, p. 132-142, 2017.

CAMPOS, L. A. M.; PAIVA, S.; CARDOSO, F. M. S.; SILVA, J. A. (org.). Reações físicas, cognitivas, psicológicas e comportamentais como indicadores de saúde à pandemia COVID-19: Um Retrato Luso-Brasileiro. Curitiba: CRV, 2021.

CARNEIRO, L., HAYDU, V. B., BORLOTI, E. B.; SOUZA, S. R. Prevenção da dengue: efeitos de propagandas e de um jogo de tabuleiro. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 15, n. 1, p. 15-25, 2019.

CASTRO, T. C. Autocontrole e consequências grupais: Uma análise comportamental para o contexto da pandemia pela COVID-19. In: F. M. S. SOUZA; J. S. V. KANAMOTA (org.). Diálogos em Análise do Comportamento (volume 4). Brasília: Walden4, p. 92-100, 2022.

DANZMANN, P. S.; SILVA, A. C. P., GUAZINA, F. M. N. Atuação do psicólogo na saúde mental da população diante da pandemia. J. nurs. health. v. 10, e20104015, 2020.

DINIZ JUNIOR, J. A.; LORINI, E. A. A.; SELINE, A. L.; SOARES, D. L. M.; SOUZA, F. M. S. Olha meu face: Uma análise do facebook como ferramenta de comunicação. In: X Encontro de Iniciação Científica / VII Salão de Pesquisa Docente / V Mostra de Pós-graduação, 2015, Dourados. Anais. Dourados - MS: Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, 2015. p. 634-634.

FRANCO, J. S.; SANTOS, M. C.; GOMES, V. F.; SOUZA, F. M. S.; MARIANO, B. I.; MANOEL, B. M. Como você está? Resultados de um projeto de psicologia durante a Pandemia de COVID-19. In: D. A. CRUZ; E. C. SAMPAIO; E. F. COSTA (org.). A Psicologia e suas interfaces na saúde, educação e sociedade. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, p. 83-92, 2021.

GOTTI, E. S., ARGONDIZZI, J. G. F., SILVA, V. S., OLIVEIRA, E. A., BANACO, R. A. O uso de nudges para higienização das mãos como estratégia mitigatória comunitária diante da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 15, n. 2, p. 132-139, 2020.

LATOUR, B. Regregando o social: uma introdução à Teoria Ator-Rede. Bauru: EDUSC, 2012.

LINHARES, M. B. M.; ENUMO, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia, v. 37, 200110e, 2020.

MATOS, R. C. Fake news frente a pandemia de COVID-19. Vigilância Sanitária em Debate, v. 8, n. 3, p. 78-85, 2020.

MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, C. A. Princípios básicos de Análise do Comportamento. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2019.

NETO, M.; GOMES, T. O.; PORTO, F. R.; RAFAEL, R. M. R.; FONSECA, M. H. S.; NASCIMENTO, J. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogitare enferm. v. 25, e72627, 2020.

OLIANI, S. M.; SOUZA, C. S.; AMOR, G. G. S.; DAHÁS, L.; ZAMIGNANI, D. R. (org). Contribuições das ciências do comportamento em tempos de pandemia. Curitiba: ABPMC, 2021.

ORNELL, F.; SCHUCH, J. B., SORDI, A. O, KESSLER, F. H P. Pandemia de medo e COVID-19: Impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Debates em Psiquiatria, v. 10, n.2, p.12-16, 2020.

PAIVA, G. C.; CARNAUBA, L. C. O.; SEI, M. B.; ORTOLAN, M. L. M. Plantão Psicológico on-line: experiências e reflexões em tempos de COVID-19. In: A. K. C. NASCIMENTO; M. B. SEI (org.). Intervenções psicológicas on-line: Reflexões e retrato de ações. Londrina: Clínica Psicológica da UEL, p. 98-115, 2020.

PAULINO, M.; DUMAS-DINIZ, R. A Psicologia da pandemia: Compreender e enfrentar a COVID-19. Lisboa: Pactor.

PESSOTTI, I. Análise do Comportamento e Política. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 23, p.95-103, 2016.

PORTO, C.; OLIVEIRA, K. E.; CHAGAS, A. (org.). Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Ilhéus: EDUFBA; EDITUS, 2017.

RIBEIRO, N. P. O.; RODRIGUES JUNIOR, N.; KRIEGER, S. (org). Psicologia e pandemia: Possibilidades. Campo Grande: Editora Inovar, 2021.

RODRIGUES, J. V. S.; CARDOSO, A. J..; GUALBERTO, L. G. C..; MONTEIRO, J. D..; LIMA, B. J. M..; CRUZ, C. R. P. Supervised internship in Health Psychology during a COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e680997580, 2020.

SANTEIRO, T. V.; ROCHA, G. M. A. Uso de mídias sociais por psicoterapeutas: problematizando fronteiras profissionais e esboçando diretrizes. In T. V. SANTEIRO; G. M. A. ROCHA (org.). Clínica de orientação psicanalítica: compromissos, sonhos e inspirações no processo de formação. São Paulo: Vetor, p. 175-191, 2015.

SANTEIRO, T. V.; GUIMARÃES, J. C.; ROCHA, G. M. A.; BRAVIN, A. A. O uso do Facebook por estagiários de Psicologia Clínica: estudo exploratório. Rev. SPAGESP, v. 17, n. 1, p. 51-64, 2016.

SÉRIO, T. M. A. P. O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v.7, n.2, p. 247-262, 2005.

SILVA, C. M.; PECORARO JÚNIOR, S.; ANDRADE, F. C.; BOTELHO, R. W. M. Etnografia das práticas psis no Facebook. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 9, n. 2, p. 197-220, 2019.

SILVA, J. A. Ecos da Covid-19 na Saúde Mental. Ribeirão Preto: Escrita Livros, 2021.

SKINNER, B. F. Cumulative record. New York: AppletonCentury-Crofts, 1961.

SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Brasília: Universidade de Brasília, 1967.

SOUZA, F. M. S. Propostas tecnológicas da análise do comportamento à educação. Interbio, v. 9, n. 1, p. 65-71, 2015.

TIBÉRIO, S. F.; MIZAEL, T. M.; LUIZ, F. B.; ROCHA, C. A.; ARAÚJO, S. A.; SANTOS, A. M.; TERHOC, G. B.; LÉO PAULOS GUARNIERI, L. P.; FONSECA JÚNIOR, A. R.; HUNZIKER, M. H. L. A natureza comportamental da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 16, n. 1, p. 57-70, 2020.

TRINDADE, M. C.; SERPA, M. G. O papel dos psicólogos em situações de emergências e desastres. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n.1, p.279-297, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Edital COE nº6 de 24 de abril de 2020. Resultado final da segunda chamada de seleção de propostas de projetos e ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão para o combate ao COVID-19. 2020.

VASCONCELOS, L. A., CUNHA, M. B., BRAGA, M. P. N. C., CARVALHO, M. C. S., SILVA, G. K. V. R., PIRES, M. R. P.; DEUS, J. S. (2018). Epidemia de vírus Zika no Brasil 2015: primeiras metacontingências de investigação no Norte-Nordeste. In: D. ZILLIO (org.). Comportamento em foco: Práticas culturais, sociedade e políticas públicas. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, p.108-132, 2018.

VIEIRA, M. F.; VELASCO, V. O. L.; TOMAZ, R.; FARIA, M. R. G. V.; ARAUJO, J. B.; DACCACHE, M. H. O papel da psicologia frente à pandemia do COVID 19. Revista em Saúde, v. 2, p. 1-23, 2021.

VIVOT, C. C.; L’ABBATE, S.; FORTUNA, C. M.; SACARDO, D. P.; KASPER, M. O uso do WhatsApp enquanto ferramenta de pesquisa na análise das práticas profissionais da enfermagem na Atenção Básica. Mnemosine, v. 15, n. 1, p. 242-264, 2019.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Souza, D. de M. M., Souza, F. M. dos S., Furcin, H. C., & Franco, J. dos S. (2022). COVID-19, e agora? Resultados de um projeto de extensão durante a pandemia. RealizAção, 9(17), 149–163. https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.15967

Edição

Seção

Relatos de Experiência