COVID-19, e agora? Resultados de um projeto de extensão durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.15967Palavras-chave:
Behaviorismo Radical, Mídias sociais, SaúdeResumo
A COVID-19, nova doença causada pelo novo coronavírus, foi declarada como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020. A declaração de pandemia trouxe uma realidade inédita para a Psicologia. Embora em crescente produção sobre o tema, observa-se uma lacuna relativa à literatura extensionista. Neste artigo são apresentados os resultados do projeto de extensão Grupo Virtual de Estudos em Análise do Comportamento (GVEAC), realizado entre maio e outubro de 2020, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). São discutidas as seguintes temáticas: (1) apresentação do projeto, (2) descrição das atividades realizadas e (3) resultados obtidos durante a execução do mesmo. O grupo foi composto por docentes, pesquisadores e acadêmicos de Psicologia da cidade de Dourados – MS, totalizando 25 pessoas. Deste total, 10 compuseram a equipe executiva do Grupo, responsável pela produção de folhetos informativos e da divulgação por meio de rede social e aplicativos de comunicação. Foram realizados e compartilhados 10 documentos. Ainda que se trate de um relato de experiência, são apresentadas reflexões para propostas de extensão que possam vigorar no período de pandemia.
Downloads
Referências
AMORIM, V. C.; GUIMARÃES, T. M. M.; ALMEIDA, J. A. T.; VANDERLON, Y.; ABDALA, M. Promoção de isolamento social na pandemia de COVID-19: Considerações da análise comportamental da cultura. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 16, n. 1, p. 31-40, 2020.
BANACO, R. A. Podemos nos beneficiar das ciências do comportamento? In: BANACO, R. A. (org.). Sobre comportamento e Cognição: Aspectos teóricos, metodológicos e de formação em Análise do Comportamento e terapia cognitivista. Santo André: ESETEC, 1997, p. 470-480.
BISSOLI, E. B.; FONSECA, C. M.; SOUSA, V. P. A clínica comportamental no enfrentamento do COVID-19: Uma discussão teórica possível. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 16, n. 2, p. 183-191, 2020.
BUFFARDI, L.; CAMPBELL, W. K. Narcissism and Social Networking Web Sites. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 34, p. 1303-1314, 2008.
CALHEIROS, T. C.; CINEL, K. C.; SATO, M. M. L.; MELO, C. M.; GON, M. C. C. Introdução à Análise do Comportamento aplicada à área da saúde: fundamentos, conceitos e exemplos. In: D. L. O. VILAS BOAS; F. CASSAS; H. L. GUSSO; P. C. M. MAYER (org.). Comportamento em foco: Processos clínicos e de saúde. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, p. 132-142, 2017.
CAMPOS, L. A. M.; PAIVA, S.; CARDOSO, F. M. S.; SILVA, J. A. (org.). Reações físicas, cognitivas, psicológicas e comportamentais como indicadores de saúde à pandemia COVID-19: Um Retrato Luso-Brasileiro. Curitiba: CRV, 2021.
CARNEIRO, L., HAYDU, V. B., BORLOTI, E. B.; SOUZA, S. R. Prevenção da dengue: efeitos de propagandas e de um jogo de tabuleiro. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 15, n. 1, p. 15-25, 2019.
CASTRO, T. C. Autocontrole e consequências grupais: Uma análise comportamental para o contexto da pandemia pela COVID-19. In: F. M. S. SOUZA; J. S. V. KANAMOTA (org.). Diálogos em Análise do Comportamento (volume 4). Brasília: Walden4, p. 92-100, 2022.
DANZMANN, P. S.; SILVA, A. C. P., GUAZINA, F. M. N. Atuação do psicólogo na saúde mental da população diante da pandemia. J. nurs. health. v. 10, e20104015, 2020.
DINIZ JUNIOR, J. A.; LORINI, E. A. A.; SELINE, A. L.; SOARES, D. L. M.; SOUZA, F. M. S. Olha meu face: Uma análise do facebook como ferramenta de comunicação. In: X Encontro de Iniciação Científica / VII Salão de Pesquisa Docente / V Mostra de Pós-graduação, 2015, Dourados. Anais. Dourados - MS: Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, 2015. p. 634-634.
FRANCO, J. S.; SANTOS, M. C.; GOMES, V. F.; SOUZA, F. M. S.; MARIANO, B. I.; MANOEL, B. M. Como você está? Resultados de um projeto de psicologia durante a Pandemia de COVID-19. In: D. A. CRUZ; E. C. SAMPAIO; E. F. COSTA (org.). A Psicologia e suas interfaces na saúde, educação e sociedade. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, p. 83-92, 2021.
GOTTI, E. S., ARGONDIZZI, J. G. F., SILVA, V. S., OLIVEIRA, E. A., BANACO, R. A. O uso de nudges para higienização das mãos como estratégia mitigatória comunitária diante da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 15, n. 2, p. 132-139, 2020.
LATOUR, B. Regregando o social: uma introdução à Teoria Ator-Rede. Bauru: EDUSC, 2012.
LINHARES, M. B. M.; ENUMO, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia, v. 37, 200110e, 2020.
MATOS, R. C. Fake news frente a pandemia de COVID-19. Vigilância Sanitária em Debate, v. 8, n. 3, p. 78-85, 2020.
MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, C. A. Princípios básicos de Análise do Comportamento. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2019.
NETO, M.; GOMES, T. O.; PORTO, F. R.; RAFAEL, R. M. R.; FONSECA, M. H. S.; NASCIMENTO, J. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogitare enferm. v. 25, e72627, 2020.
OLIANI, S. M.; SOUZA, C. S.; AMOR, G. G. S.; DAHÁS, L.; ZAMIGNANI, D. R. (org). Contribuições das ciências do comportamento em tempos de pandemia. Curitiba: ABPMC, 2021.
ORNELL, F.; SCHUCH, J. B., SORDI, A. O, KESSLER, F. H P. Pandemia de medo e COVID-19: Impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Debates em Psiquiatria, v. 10, n.2, p.12-16, 2020.
PAIVA, G. C.; CARNAUBA, L. C. O.; SEI, M. B.; ORTOLAN, M. L. M. Plantão Psicológico on-line: experiências e reflexões em tempos de COVID-19. In: A. K. C. NASCIMENTO; M. B. SEI (org.). Intervenções psicológicas on-line: Reflexões e retrato de ações. Londrina: Clínica Psicológica da UEL, p. 98-115, 2020.
PAULINO, M.; DUMAS-DINIZ, R. A Psicologia da pandemia: Compreender e enfrentar a COVID-19. Lisboa: Pactor.
PESSOTTI, I. Análise do Comportamento e Política. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 23, p.95-103, 2016.
PORTO, C.; OLIVEIRA, K. E.; CHAGAS, A. (org.). Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Ilhéus: EDUFBA; EDITUS, 2017.
RIBEIRO, N. P. O.; RODRIGUES JUNIOR, N.; KRIEGER, S. (org). Psicologia e pandemia: Possibilidades. Campo Grande: Editora Inovar, 2021.
RODRIGUES, J. V. S.; CARDOSO, A. J..; GUALBERTO, L. G. C..; MONTEIRO, J. D..; LIMA, B. J. M..; CRUZ, C. R. P. Supervised internship in Health Psychology during a COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e680997580, 2020.
SANTEIRO, T. V.; ROCHA, G. M. A. Uso de mídias sociais por psicoterapeutas: problematizando fronteiras profissionais e esboçando diretrizes. In T. V. SANTEIRO; G. M. A. ROCHA (org.). Clínica de orientação psicanalítica: compromissos, sonhos e inspirações no processo de formação. São Paulo: Vetor, p. 175-191, 2015.
SANTEIRO, T. V.; GUIMARÃES, J. C.; ROCHA, G. M. A.; BRAVIN, A. A. O uso do Facebook por estagiários de Psicologia Clínica: estudo exploratório. Rev. SPAGESP, v. 17, n. 1, p. 51-64, 2016.
SÉRIO, T. M. A. P. O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v.7, n.2, p. 247-262, 2005.
SILVA, C. M.; PECORARO JÚNIOR, S.; ANDRADE, F. C.; BOTELHO, R. W. M. Etnografia das práticas psis no Facebook. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 9, n. 2, p. 197-220, 2019.
SILVA, J. A. Ecos da Covid-19 na Saúde Mental. Ribeirão Preto: Escrita Livros, 2021.
SKINNER, B. F. Cumulative record. New York: AppletonCentury-Crofts, 1961.
SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Brasília: Universidade de Brasília, 1967.
SOUZA, F. M. S. Propostas tecnológicas da análise do comportamento à educação. Interbio, v. 9, n. 1, p. 65-71, 2015.
TIBÉRIO, S. F.; MIZAEL, T. M.; LUIZ, F. B.; ROCHA, C. A.; ARAÚJO, S. A.; SANTOS, A. M.; TERHOC, G. B.; LÉO PAULOS GUARNIERI, L. P.; FONSECA JÚNIOR, A. R.; HUNZIKER, M. H. L. A natureza comportamental da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 16, n. 1, p. 57-70, 2020.
TRINDADE, M. C.; SERPA, M. G. O papel dos psicólogos em situações de emergências e desastres. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n.1, p.279-297, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Edital COE nº6 de 24 de abril de 2020. Resultado final da segunda chamada de seleção de propostas de projetos e ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão para o combate ao COVID-19. 2020.
VASCONCELOS, L. A., CUNHA, M. B., BRAGA, M. P. N. C., CARVALHO, M. C. S., SILVA, G. K. V. R., PIRES, M. R. P.; DEUS, J. S. (2018). Epidemia de vírus Zika no Brasil 2015: primeiras metacontingências de investigação no Norte-Nordeste. In: D. ZILLIO (org.). Comportamento em foco: Práticas culturais, sociedade e políticas públicas. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, p.108-132, 2018.
VIEIRA, M. F.; VELASCO, V. O. L.; TOMAZ, R.; FARIA, M. R. G. V.; ARAUJO, J. B.; DACCACHE, M. H. O papel da psicologia frente à pandemia do COVID 19. Revista em Saúde, v. 2, p. 1-23, 2021.
VIVOT, C. C.; L’ABBATE, S.; FORTUNA, C. M.; SACARDO, D. P.; KASPER, M. O uso do WhatsApp enquanto ferramenta de pesquisa na análise das práticas profissionais da enfermagem na Atenção Básica. Mnemosine, v. 15, n. 1, p. 242-264, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Denise de Matos Manoel Souza, Felipe Maciel dos Santos Souza, Henrique Cabral Furcin, Jonatan dos Santos Franco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.